Calendário 2017 Feriados 2017 Calendário 2018 Feriados 2018

Dia de Nossa Senhora do Carmo

Próximo 16 de Julho de 2018 (Segunda-feira)

O Dia de Nossa Senhora do Carmo é celebrado em 16 de julho.

A devoção a Nossa Senhora do Carmo tem início no século XII, quando um grupo de eremitas se formou próximo ao Monte Carmelo, na Palestina. O propósito dos eremitas era ter um estilo de vida simples e pobre, venerando em respeito o profeta Elias, que também havia se refugiado naquele monte.

A partir de então surgiu a Ordem dos Carmelitas, que além de venerar o profeta Elias (o seu patriarca), também veneram Virgem Maria, como a Bem Aventurada Virgem do Carmo. A primeira igreja em homenagem a Nossa Senhora do Carmo foi construída próximo ao Monte Carmelo, mas com a perseguição dos mulçumanos, os cristão tiveram que fugir para a Europa.

Aparição de Nossa Senhora do Carmo

Em momento de grande desespero e angústia, São Simão Stock rezou intensamente pela proteção de Nossa Senhora do Carmo para que a Ordem dos Carmelitas não fosse exterminada.

Como resposta, a Santíssima teria aparecido para o carmelita e entregou um escapulário como sinal de aliança de paz e amor eterno. A partir de então, o escapulário passou a ser um dos elementos essenciais de todo carmelita.

A oração de São Simão para Nossa Senhora do Carmo continua a ser usada pelo membros da ordem atualmente: "Flor do Carmelo, vide florida. Esplendor do Céu. Virgem Mãe incomparável. Doce Mãe, mas sempre virgem. Sede propícia aos carmelitas. Ó Estrela do mar".

Oração a Nossa Senhora do Carmo

"Senhora do Carmo, Rainha dos anjos, canal das mais ternas mercês de Deus para com os homens. Refúgio e advogada dos pecadores, com confiança eu me prostro diante de vós, suplicando-vos que obtenhais a graça que necessito, ( pede-se a graça). Em reconhecimento, solenemente prometo recorrer a vós em todas as minhas dificuldades, sofrimentos e tentações, e farei de tudo que ao meu alcance estiver, a fim de induzir outros a amar-vos, reverenciar-vos e invocar-vos em todas as suas necessidades.

Agradeço as inúmeras bênçãos que tenho recebido de vossa mercê e poderosa intercessão.

Continuai a ser meu escudo nos perigos, minha guia na vida e minha consolação na hora da morte. Amém. Nossa Senhora do Carmo, advogado dos pecadores mais abandonados, rogai pela alma do pecador mais abandonado do mundo. Ó Senhora, rogai por nós que recorremos a vós".

Dia de Nossa Senhora do Carmo
Dia de Nossa Senhora do Carmo

Dia de Nossa Senhora do Carmo nos próximos anos

16 de Julho de 2019 (Terça)

16 de Julho de 2020 (Quinta)

16 de Julho de 2021 (Sexta)