Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Nossa Senhora da Natividade

Próximo 8 de Setembro de 2019 (Domingo)

A festa da Natividade de Nossa Senhora se comemora em 8 de setembro.

Nossa Senhora da Natividade é padroeira do estado de Tocantins e de várias cidades brasileiras.

Neste dia, a Igreja Católica recorda o nascimento da Virgem Maria. Por isso, neste dia, ela também recebe os títulos de Nossa Senhora da Natividade, do Amparo, da Luz, da Vitória, dos Prazeres, etc.

Nossa Senhora da Natividade

Origem da Festa de Nossa Senhora da Natividade

Conta-se que os pais de Nossa Senhora, Joaquim e Ana eram idosos quando tiveram a menina. Posteriormente, ela vive no Templo dos três aos doze anos quando sai e se torna noiva de José, o carpinteiro.

Apesar de não ser mencionado nos Evangelhos, o nascimento de Maria foi comemorado desde os primórdios pela Igreja Católica. Porém, foi o Papa Inocêncio IV, em 1245, durante o Concilio de Lyon, na França, estendeu a festividade para toda a Igreja.

A data é escolhida de acordo com a festa da Imaculada Conceição, em 8 de dezembro, pois acredita-se de Nossa Senhora tenha sido concebida livre do pecado original. Assim, nove meses depois, a Virgem Maria nasceu.

Significado de Natividade

A palavra natividade vem do latim e significa "nascimento". Na Igreja Católica Romana somente três datas de nascimento são celebradas: o nascimento de são João Batista, em 24 de junho; o de Nossa Senhora e o de Jesus Cristo, em 25 de dezembro.

Veja também Dia da Imaculada Conceição

Dia de Nossa Senhora da Natividade
Dia de Nossa Senhora da Natividade

Dia de Nossa Senhora da Natividade nos próximos anos

08 de Setembro de 2020 (Terça)

08 de Setembro de 2021 (Quarta)

08 de Setembro de 2022 (Quinta)