Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Nossa Senhora das Dores

Próximo 15 de Setembro de 2019 (Domingo)

O Dia de Nossa Senhora das Dores é celebrado em 15 de setembro.

Esta é uma celebração litúrgica, onde os cristãos católicos homenageiam uma das figuras de Nossa Senhora, a Mãe de Cristo: Nossa Senhora das Dores.

Também conhecida por Mater Dolorosa, a devoção a este título da Virgem Maria costuma ser bastante comum nos países de origem ou predomínio do catolicismo, como Itália, Portugal e Brasil.

virgem dolorosa

No Brasil, Nossa Senhora das Dores é considerada a padroeira de diversas cidades, como Caldas Novas (Goiás), Miracatu (São Paulo), Tubarão (Santa Catarina), entre várias outras. Inclusive, há município em Sergipe que leva o nome de Nossa Senhora das Dores.

História de Nossa Senhora das Dores

As celebrações em homenagem à Nossa Senhora das Dores começaram durante o século XIII, na região da Germânia. Porém, em meados deste mesmo século o seu culto passou a ser mais intenso na Península Itálica.

As Sete Dores de Nossa Senhora

Na iconografia de Nossa Senhora das Dores, ela é representada por sete espadas encravadas no seu coração, representando as Sete Dores de Maria durante a sua vida terrena.

  1. A profecia de Simeão
  2. Fuga da Sagrada Família para o Egito
  3. O desaparecimento de Jesus no Templo
  4. Assistir Jesus carregando a cruz
  5. Presenciar a crucificação de Jesus
  6. Maria recebendo o corpo do Filho quando é retirado da cruz
  7. O enterro e sepulcro de Jesus Cristo

Igualmente, è comum que ela apareça chorando, com um manto escuro e com o rosto triste.

Oração à Nossa Senhora das Dores

“Virgem Dolorosíssima, seríamos ingratos se não nos esforçássemos em promover a memória e o culto de vossas Dores particulares, graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos Senhora, de Vosso Divino Filho, pelos mérito de Vossas Dores e lágrimas, a graça...(pedir a graça). Amém”

De acordo com o costume católico, após esta oração reza-se o Terço das Dores, associando cada uma das sete dores de Maria a um pai-nosso e 7 ave-marias.

Ver também: Dia de Nossa Senhora das Graças

Dia de Nossa Senhora das Dores
Dia de Nossa Senhora das Dores

Dia de Nossa Senhora das Dores nos próximos anos

15 de Setembro de 2020 (Terça)

15 de Setembro de 2021 (Quarta)

15 de Setembro de 2022 (Quinta)