Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Nossa Senhora das Dores

Próximo 15 de Setembro de 2019 (Domingo)

O Dia de Nossa Senhora das Dores é celebrado em 15 de setembro.

Esta é uma celebração litúrgica, onde os cristãos católicos homenageiam uma das figuras de Nossa Senhora, a Mãe de Cristo: Nossa Senhora das Dores.

Também conhecida por Mater Dolorosa, a devoção a este título da Virgem Maria costuma ser bastante comum nos países de origem ou predomínio do catolicismo, como Itália, Portugal e Brasil.

virgem dolorosa

No Brasil, Nossa Senhora das Dores é considerada a padroeira de diversas cidades, como Caldas Novas (Goiás), Miracatu (São Paulo), Tubarão (Santa Catarina), entre várias outras. Inclusive, há município em Sergipe que leva o nome de Nossa Senhora das Dores.

História de Nossa Senhora das Dores

As celebrações em homenagem à Nossa Senhora das Dores começaram durante o século XIII, na região da Germânia. Porém, em meados deste mesmo século o seu culto passou a ser mais intenso na Península Itálica.

As Sete Dores de Nossa Senhora

Na iconografia de Nossa Senhora das Dores, ela é representada por sete espadas encravadas no seu coração, representando as Sete Dores de Maria durante a sua vida terrena.

  1. A profecia de Simeão
  2. Fuga da Sagrada Família para o Egito
  3. O desaparecimento de Jesus no Templo
  4. Assistir Jesus carregando a cruz
  5. Presenciar a crucificação de Jesus
  6. Maria recebendo o corpo do Filho quando é retirado da cruz
  7. O enterro e sepulcro de Jesus Cristo

Igualmente, è comum que ela apareça chorando, com um manto escuro e com o rosto triste.

Oração à Nossa Senhora das Dores

“Virgem Dolorosíssima, seríamos ingratos se não nos esforçássemos em promover a memória e o culto de vossas Dores particulares, graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos Senhora, de Vosso Divino Filho, pelos mérito de Vossas Dores e lágrimas, a graça...(pedir a graça). Amém”

De acordo com o costume católico, após esta oração reza-se o Terço das Dores, associando cada uma das sete dores de Maria a um pai-nosso e 7 ave-marias.

Ver também: Dia de Nossa Senhora das Graças

Dia de Nossa Senhora das Dores