Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de São Dimas

Próximo 25 de Março de 2019 (Segunda-feira)

O Dia de São Dimas é comemorado anualmente em 25 de Março.

Dimas foi um dos bandidos que foi crucificado com Jesus Cristo e ficou conhecido por ter reconhecido o Messias antes da morte e pediu perdão pelos seus pecados.

Jesus, ao ouvir a confissão de Dimas, teria respondido: “Hoje estarás no Paraíso comigo” (Lc. 23:43).

São Dimas é o padroeiro dos prisioneiros que estão no corredor da morte, dos condenados e dos pobres agonizantes.

Na realidade, no Evangelho de Lucas, na Bíblia Sagrada, Dimas é mencionado apenas como o “bom ladrão”, que conta a história do “bom ladrão e mau ladrão”.

O dia 25 de Março é considerado o Dia de São Dimas por ser esta, supostamente, a data do crucifixo de Jesus Cristo e dos ladrões.

Esta data é comemorada pela comunidade cristã, nomeadamente pelos membros da doutrina católica.

Oração a São Dimas

São Dimas, que tivestes a felicidade de ouvir dos lábios de Jesus Crucificado esta palavra d salvação: hoje estarás comigo no Paraíso, e que cheio de uma grande confiança no amor misericordioso de Jesus, ousaste pedir: 'Senhor, lembrai-Vos de mim quando entraste em Vosso reino' e alcançaste a num santo e num mártir; glorioso São Dimas, a vossa fé viva e a nossa contradição na hora derradeira, vos valeram tamanha graça.

Também nós pobres pecadores, pelas chagas de Jesus crucificado e pelas dores de vossa Mãe, Maria Santíssima, vos rogamos e esperamos alcançar a divina misericórdia na vida, e sobretudo na hora da morte.

E para que tamanha graça nos seja concedida, imploramos a vossa valiosa proteção.

Ó Dimas, fostes o bom Ladrão que, roubando o céu e conquistando o Coração agonizante e misericordioso de Jesus, vos tornaste o modelo da confiança, e dos pecadores, arrependidos.

Valei-nos, São Dimas, em todas as nossas aflições e necessidade temporais e espirituais! Sobretudo naquela hora derradeira, quando chegar nossa agonia, pedi a Jesus crucificado e morto para nossa salvação, possamos Ter o vosso arrependimento e confiança, e também, como vós, ouvir a consoladora promessa: 'Hoje estarás comigo no paraíso'".

Dia de São Dimas