Calendário 2019 Feriados 2019

Dia do Aperto de Mão

Próximo 21 de Junho de 2020 (Domingo)

O Dia do Aperto de Mão é comemorado internacionalmente em 21 de junho.

Um gesto que pode valer mais do que mil palavras! O aperto de mão é um dos símbolos corporais sociais mais utilizados em diversas culturas ocidentais, e representa um sinal de concordância e união entre duas pessoas.

Por isso, há apertos de mão que ficam para a história, tal como foi o do presidente Donald Trump, dos EUA, e Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte, no dia 12 de junho de 2018 em Singapura.

Considerado um dos cumprimentos humanos mais antigos, o aperto de mão representa um sinal de paz e, de acordo com a cultura, costuma ser mais utilizado entre os homens.

Homens cumprimentando-se com aperto de mão

Origem do aperto de mão

Segundo a simbologia deste gesto, acredita-se que era usado para indicar que a pessoa não carregava uma arma consigo e que estava se apresentando com total confiança e amizade.

Como não era comum as mulheres primitivas carregarem armas, assim como os homens, o hábito de estender as mãos em sinal de paz não se desenvolveu entre elas inicialmente.

O Dia Internacional do Aperto de Mão foi criado para reforçar as relações sociais, de cordialidade e respeito entre as pessoas.

Temos certeza que vai gostar dos textos que preparamos para você:

Dia do Aperto de Mão
Dia do Aperto de Mão

Dia do Aperto de Mão nos próximos anos

21 de Junho de 2021 (Segunda)

21 de Junho de 2022 (Terça)

21 de Junho de 2023 (Quarta)