Calendário 2019 Feriados 2019 Calendário 2020 Feriados 2020

Dia do Ecumenismo

Próximo 21 de Outubro de 2020 (Quarta-feira)

O Dia do Ecumenismo é comemorado anualmente em 21 de outubro, no Brasil.

Esta data celebra o ato ecumênico que, de acordo com a definição eclesiástica do termo, consiste na busca da unificação entre as diferentes vertentes do cristianismo – católica, protestante e pentecostal.

O Ecumenismo também é reconhecido como um momento de confraternização e desejo de paz na humanidade, abrangendo todos os campos do conhecimento, com harmonia e respeito.

Atualmente, vários outros estados brasileiros também celebram o ato ecumênico no dia 21 de outubro, como: Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso.

Em outros estados brasileiros, como no Pará e no Amazonas, o Dia do Ecumenismo é celebrado em 23 de setembro.

Origem do Dia do Ecumenismo

O Dia do Ecumenismo começou a ser celebrado no Distrito Federal, como uma homenagem ao Templo da Boa Vontade, que foi fundado em 21 de outubro de 1989 por José de Paiva Netto, diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV).

templo da boa vontade
O Templo da Boa Vontade é o monumento mais visitado em Brasília

O Templo da Boa Vontade é tido como um símbolo do ecumenismo na capital brasileira, recebendo pessoas de todas as religiões e filosofias com total igualdade.

Essa data comemorativa pode ser mais uma oportunidade de as pessoas se posicionarem contra a intolerância religiosa, cujo dia é celebrado em 21 de janeiro como Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

Dia do Ecumenismo
Dia do Ecumenismo

Dia do Ecumenismo nos próximos anos

21 de Outubro de 2021 (Quinta)

21 de Outubro de 2022 (Sexta)

21 de Outubro de 2023 (Sábado)