Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia Internacional dos Arquivos

Próximo 9 de Junho de 2019 (Domingo)

O Dia Internacional dos Arquivos é celebrado anualmente em 9 de junho.

O principal objetivo desta data é a promoção e divulgação de causas relativas aos arquivos públicos a nível mundial. Além disso, o Dia Internacional dos Arquivos também busca conscientizar o público sobre a importância dos arquivos para a preservação da memória de uma sociedade.

O Dia Internacional dos Arquivos foi criado durante a Assembleia Geral do CIA – Conselho Internacional dos Arquivos, em novembro de 2007.

A escolha do dia 9 de junho é uma homenagem ao dia em que a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou a CIA, em 1948.

Como forma de comemoração, o Arquivo Nacional, localizado na cidade do Rio de Janeiro, faz exposições e apresentações ao público, além de conscientizar as pessoas sobre o papel deste órgão para o funcionamento e desenvolvimento da nossa sociedade.

Igualmente, os estados brasileiros possuem arquivos especializados para a guarda da documentação produzida pelos seus governos.

Dia Internacional dos Arquivos

Arquivo Nacional

O Arquivo Nacional foi criado em 2 de janeiro de 1838, no período regencial e tinha como objetivo guardar toda a documentação produzida pelo Estado.

Assim, podemos encontrar ali o original da Lei Áurea e o registro de entrada dos imigrantes que chegaram ao Brasil. Da mesma forma guarda fotografias, mapas, acervo sonoro e películas.

Com a proclamação da República, continuou com a cumprir com sua função e lá podemos encontrar vários documentos sobre a Ditadura Militar como aqueles relativos à censura aos meios de comunicação.

Outras importantes instituições que guardam documentos no Brasil são a Biblioteca Nacional (RJ), o Museu Imperial, em Petrópolis/RJ e a Cinemateca Brasileira (SP).

Dia Internacional dos Arquivos
Dia Internacional dos Arquivos

Dia Internacional dos Arquivos nos próximos anos

09 de Junho de 2020 (Terça)

09 de Junho de 2021 (Quarta)

09 de Junho de 2022 (Quinta)