Calendário 2017 Feriados 2017

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

Próximo 29 de Agosto de 2017 (Terça-feira)

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é comemorado anualmente em 29 de agosto no Brasil.

A criação desta data tem como principal objetivo focar na luta pelo combate contra a lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas.

O machismo e outras formas de preconceito são os principais alvos a serem combatidos pelos movimentos que lutam pelos direitos LGBT.

No entanto, sem deixar de lado a importância da luta por uma geral igualdade entre os diferentes gêneros sexuais, o Dia da Visibilidade Lésbica dá destaque ao papel da mulher gay que, além de enfrentar o preconceito por ser lésbica, ainda carrega uma discriminação histórica por ser mulher (misoginia).

Origem do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

Esta data foi criada em 1996, durante a realização do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ).

A partir de então, o dia 29 de agosto passou a representar um marco na luta das lésbicas pela visibilidade de seus direitos e posicionamento na sociedade como mulher e gay, enfrentando não apenas a homofobia, lesbofobia, mas também a misoginia.

Saiba mais também sobre o Dia Internacional do Orgulho Gay.

Atualmente, a maioria dos programas e ações que envolvem o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica são organizados por grupos como a Liga Brasileira de Lésbicas, a Rede Afro LGBT, a Rede de Lésbicas Negas (Candace), a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, entre outras organizações.

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica
Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica nos próximos anos

29 de Agosto de 2018 (Quarta)

29 de Agosto de 2019 (Quinta)

29 de Agosto de 2020 (Sábado)