Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Próximo 29 de Agosto de 2019 (Quinta-feira)

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado anualmente em 29 de agosto.

O principal objetivo desta data é ajudar a reforçar ações nacionais que sensibilizem a sociedade sobre os prejuízos que o tabaco pode acarretar, seja socialmente, economicamente, ambientalmente e à saúde das pessoas, principalmente.

Esta é uma preocupação grande no país, visto que o câncer de pulmão é dos tipos de tumores que mais mata no Brasil. Além disso, o tabaco também é responsável por outros males, como a infertilidade masculina, a impotência sexual, derrame cerebral, enfisema, bronquite, doenças do coração, etc.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado através da Lei Federal nº 7.488, de 11 de junho de 1986, que tem como proposta alertar a população sobre os malefícios advindos do uso do fumo (cigarros, charutos, etc).

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), não é apenas o fumante que corre risco que adoecer devido ao cigarro, mas também o fumante passivo, ou seja, a pessoa que absorve a fumaça do cigarro por estar próximo de indivíduos que fumam. Estima-se que sete pessoas morram por dia em consequência do fumo passivo.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. No Brasil, a estimativa é que aproximadamente 200 mil pessoas morram todos os anos em decorrência do fumo. No mundo, este supera 5 milhões de pessoas que morrem por causa do cigarro.

Saiba mais sobre o Dia Nacional de Combate ao Câncer.

Dia Nacional de Combate ao Fumo
Dia Nacional de Combate ao Fumo

Dia Nacional de Combate ao Fumo nos próximos anos

29 de Agosto de 2020 (Sábado)

29 de Agosto de 2021 (Domingo)

29 de Agosto de 2022 (Segunda)