Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Santo Agostinho de Hipona

Próximo 28 de Agosto de 2019 (Quarta-feira)

O Dia de Santo Agostinho é celebrado em 28 de agosto.

Nesta data homenageamos o bispo e Doutor da Igreja que foi, e continua sendo, um exemplo para todos os cristãos: São Agostinho de Hipona, padroeiro dos teólogos, cervejeiros e impressores.

Aurélio Agostinho nasceu em Tagaste (atual Argélia), em 13 de agosto de 354, numa família onde a sua mãe era cristã e o pai pagão. A sua mãe, aliás, era tão fervorosa em sua fé que também tornou-se santa, conhecida por Santa Mônica, homenageada pela igreja em 27 de agosto.

No entanto, a princípio, a exemplo do pai, Agostinho não se importava com a fé e vivia uma vida pagã. Aurélia Agostinho experimentou diversas doutrinas ao longo da vida, e esteve casado por 13 anos (relacionamento este que lhe deu um filho). Santa Mônica sempre orava para que o filho se convertesse.

Decepcionado com todas as outras doutrinas, Agostinho finalmente conheceu a mensagem de Jesus e se admiriou com a sua coerência. Assim, ele e seu filho, Adeodato, se converteram e foram batizados em Milão por Santo Ambrósio.

Anos mais tarde, o ex-hedonista assumiu o cargo de Bispo de Hipona, dedicando-se a escrever sobre filosofia e poesia religiosa. Por causa da sua influência no mundo cristão, foi considerado "Doutor da Igreja" e um dos filósofos mais importantes do cristianismo primitivo.

Agostinho converteu-se aos 33 anos, e faleceu em 430, aos 76 anos de idade.

Oração a Santo Agostinho

“Gloriosíssimo Pai Santo Agostinho, que por divina providência fostes chamado das trevas da gentilidade e dos caminhos do erro e da culpa a admirável luz do Evangelho e aos retíssimos caminhos da graça e da justificação para ser ante os homens vaso de predileção divina e brilhar em dias calamitosos para a Igreja, como estrela da manhã entre as trevas da noite: alcançai-nos do Deus de toda consolação e misericórdia o sermos chamados e predestinados, como Vós o fostes, a vida da graça e a graça da eterna vida, onde juntamente convosco cantemos as misericórdias do Senhor e gozemos a sorte dos eleitos pelos séculos dos séculos. Amém.”

Dia de Santo Agostinho de Hipona
Dia de Santo Agostinho de Hipona

Dia de Santo Agostinho de Hipona nos próximos anos

28 de Agosto de 2020 (Sexta)

28 de Agosto de 2021 (Sábado)

28 de Agosto de 2022 (Domingo)