Calendário 2019 Feriados 2019

Equinócio de Outono

Equinócio de outono é um fenômeno astronômico que ocorre todos os anos no mês de março no dia 20, ou 21 caso o ano seja bissexto. Este ano, ele acontece no dia 20 de março de 2019 às 18h58 precisamente!

De origem latina, a palavra “equinócio” significa “noites iguais”, resultado da junção de aequis, igual + nox, noite. É que nessa data, dia e noite têm a mesma duração.

No ano acontecem dois equinócios, o equinócio de outono e o equinócio da primavera.

O solstício, por sua vez, acontece no verão e no inverno, ou seja, tanto o equinócio como o solstício marcam o início de uma nova estação.

Paisagem de outono com árvore avermelhada

Como o equinócio de outono acontece?

Durante o verão, pouco a pouco, os dias vão sendo mais curtos do que a noite, até chegar o momento em que ambos têm a mesma duração ou “equinócio”.

O equinócio é a ocasião na qual os raios solares têm maior incidência nas regiões próximas da linha do Equador. Por este motivo, nesta data, o dia e a noite têm o mesmo período de tempo (cerca de 12 horas).

Por causa da inclinação da Terra, o Hemisfério Sul passará a receber menos luz solar e o Hemisfério Norte, mais luz. Por isso, no Hemisfério Sul começa o outono e no Hemisfério Norte, a primavera.

Saiba mais sobre o Outono.

Equinócios e solstícios Brasil

No Brasil, o outono tem início entre os dias 20 e 21 de março e termina entre 21 e 22 de junho. É a estação que se caracteriza por temperaturas mais amenas, queda das folhas, ventos e nevoeiros e menos chuva, embora essas características variem conforme a região do Brasil.

Equinócio de Outono