pai com filho ao colo de frente para o mar

Há mais de 100 anos é comemorado o Dia dos Pais. O primeiro país a comemorar a data foi os Estados Unidos, a partir da iniciativa da filha de um viúvo que tinha mais cinco irmãos, todos criados pelo pai depois da morte da mãe no último parto. Mas, nem todos os pais gostaram da ideia da data. Entenda por quê.

Por que o Dia dos Pais não fez tanto sucesso

A comemoração do Dia das Mães já existia. Essa era uma data para homenagear as mães, oferecendo o que elas mais gostavam, incluindo, flores.

Mas, as mulheres costumam ser um pouco mais sentimentais, e quando chegou a vez de comemorar o Dia dos Pais, muitos homens não se deixaram tocar facilmente pelas homenagens. Para eles, a comemoração era uma tentativa de os comerciantes aumentarem as suas vendas.

Além disso, como eram os pais que trabalhavam para ganhar dinheiro, enquanto as mães cuidavam da casa e dos filhos, os homens entendiam que o dinheiro usado para comprar o seu presente vinha dos seus próprios bolsos. 

Houve resistência para instituir o Dia dos Pais nos Estados Unidos. Os homens chegaram a ridicularizar a celebração. Por esse motivo, ela demorou tanto até se tornar oficial. Celebrada pela primeira vez em 19 de junho de 1910, a sugestão foi apresentada no Congresso em 1913, mas o Dia dos Pais foi oficializado penas em 1972.

Por que o Dia dos Pais é comemorado em diferentes datas no mundo

No BRASIL, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto. No início, era no dia 16 de agosto, Dia de São Joaquim. São Joaquim era o pai de Maria, ou seja, o avô de Jesus.

Mais tarde, foi escolhido um domingo, porque apesar de não cair sempre no mesmo dia do mês, pelo menos era uma garantia de permitir que os filhos passassem o dia com os seus pais, uma vez que a maior parte das pessoas não trabalha no fim de semana.

Em PORTUGAL e muitos outros países, a data é comemorada no dia 19 de março, Dia de São José, que foi o pai “terreno” de Jesus.

Nos ESTADOS UNIDOS, onde foi comemorado o primeiro Dia dos Pais, a data é comemorada no terceiro domingo de junho. No início, era no dia 19 de junho, aniversário de William Jackson Smart, o pai viúvo que inspirou a comemoração.

Anos depois, como aconteceu no Brasil, o dia foi alterado para um domingo, possibilitando que os filhos estivessem com os seus pais nesse dia.

Publicado em 13 de agosto de 2023.