O dia dos pais é comemorado no Brasil desde 1953. Nessa época, o dia escolhido foi 16 de agosto, porque era o Dia de São Joaquim. São Joaquim foi o pai da virgem Maria e, portanto, avô de Jesus. Hoje, a data é celebrada no segundo domingo de agosto.

O desejo de separar um dia no calendário para fazer essa comemoração surgiu há muito tempo.

Embora a data escolhida não seja igual em todo o mundo, cada país tem uma data para homenagear a figura paterna e o seu importante papel no desenvolvimento dos filhos.

A primeira celebração do dia dos pais ocorreu nos Estados Unidos em 19 de junho de 1910, mas a data só foi oficializada em 1972 e fixada no terceiro domingo de junho.

Origem do dia dos pais

Sonora Louise Smart Dodd (1882-1978), filha do veterano William Jackson Smart (1842-1919), se inspirou em um sermão que ouviu na igreja sobre o Dia das Mães. 

A jovem tinha uma grande admiração por seu pai, que criou ela e mais cinco irmãos após a mãe, Ellen Victoria Cheek Smart (1851-1898), falecer no último parto.

Pensando em homenageá-lo, Sonora procurou o pastor do local e sugeriu a celebração no dia do seu aniversário, 19 de junho.

Em 1972, o presidente Richard Nixon (1913-1994) tornou a data nacional no território americano, oficializando a sua comemoração no terceiro domingo de junho

Um fato ocorrido na Virgínia Ocidental também motivou a realização de uma homenagem aos pais. Entretanto, tratou-se de um ato em honra aos pais que ocorreu apenas em 1908.

Cerca de 300 homens foram vítimas fatais de um acidente em uma mina de carvão. Comovida por ver que muitas famílias perderam os pais, Grace Golden Clayton (1875-1958) idealizou um memorial que ocorreu em 5 de julho desse ano.

Embora essas histórias estejam relacionadas à data, a homenagem ao pai já ocorre há muito tempo. Um registro conhecido é um cartão de argila feito na Babilônia há 4 mil anos por um jovem para presentear seu pai.

História do Dia dos Pais no Brasil

Em 16 de agosto de 1953 ocorreu a primeira celebração do dia dos pais no Brasil, por influência de Sylvio Bhering.

Pensando em um momento especial entre as famílias, e também no seu sentido comercial, como ocorria com o Dia das Mães, o publicitário escolheu uma data para celebrar o Dia dos Pais. Esse seria o Dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus.

Inicialmente, a data foi difundida por veículos de comunicação, como o Jornal O Globo, para atrair propagandas.

Com o passar do tempo, para facilitar a reunião dos familiares na comemoração, a data foi fixada no segundo domingo de agosto.

Dia dos Pais em outros países

No terceiro domingo de junho, dezenas de países celebram o dia dos pais. São exemplos: Estados Unidos, Reino Unido, Argentina, França, Canadá e Chile.

Seguindo o calendário litúrgico da Igreja Católica, em Portugal, Espanha, Itália e Angola o Dia do Pai é comemorado em 19 de março, Dia de São José, esposo de Maria e "pai terreno" de Jesus.

Na Rússia, a data escolhida na Rússia para homenagear os pais foi o Dia do Defensor da Pátria Local, em 23 de fevereiro.

Leia também: Dia dos Pais