Março é o 3º mês do ano, por isso também é conhecido como o mês 3. Mas, nem sempre foi assim, porque ele já foi o 1º mês do ano.

O mês de março tem 31 dias e nenhum feriado fixo, mas em 2024 tem o feriado da Sexta-feira Santa, no dia 29, e a comemoração da Páscoa, no dia 31.

Dia 20 de março de 2024 é o primeiro dia do outono no Brasil. Todos os anos, o outono começa sempre entre os dias 20 ou 21 de março, nos países do hemisfério sul, como é o caso do Brasil. Nos países do hemisfério norte, em março começa a primavera.

Significado de março

O nome “março” vem do latim mars e faz referência a Marte, o deus romano da guerra.

No calendário romano, os primeiros meses do ano eram dedicados a deuses e a um acontecimento importante. O primeiro deles, era março.

Hoje, o calendário usado na maior parte dos países é o gregoriano. O calendário gregoriano baseou-se no calendário romano, cujo ano tinha 10 meses, de março a dezembro.

Os nomes dos primeiros 4 meses do ano eram dedicados a deuses e a um acontecimento importante:

  • mês 1 (março), de Mars, do deus da guerra
  • mês 2 (abril), de aprilis, em referência à abertura das flores (mês quando começa a primavera no hemisfério norte)
  • mês 3 (maio), de Maius, da deusa da fertilidade
  • mês 4 (junho), de Junius, da deusa dos deuses

Os nomes dos meses seguintes seguiam a ordem:

  • mês 5 (julho), de quintilis, quinto
  • mês 6 (agosto), de sextilis, sexto
  • mês 7 (setembro), de september, sete
  • mês 8 (outubro), de october, oito
  • mês 9 (novembro), de november, nove
  • mês 10 (dezembro), de december, dez

Quando o imperador Júlio César morreu, como forma de homenageá-lo, o nome de quintilis foi mudado para julius. Júlio César havia implementado o calendário Juliano, que foi o calendário usado depois do calendário romano até ser substituído pelo calendário gregoriano. 

De seguida, para homenagear o primeiro imperador romano, César Augusto, o nome sextilis também foi mudado para augustus.

Ao longo do tempo, o calendário mostrou que era impreciso. Ele baseava-se nas fases da lua e as estações do ano não coincidiam e, assim, quando deveria começar uma nova época na agricultura, o tempo não estava propício para o plantio, porque era frio. O ano acabava e o tempo frio não era contado no calendário, ou seja, parecia que não existia.

Então, foram criados os meses de janeiro e fevereiro. Apesar dessas mudanças, os meses continuaram com os mesmos nomes. Setembro, apesar de ser o 9º mês do ano, significa sete e assim sucessivamente.

Datas mais comemoradas em março de 2024

8 de março: Dia Internacional da Mulher

20 de março: Início do Outono

24 de março: Domingo de Ramos (início da Semana Santa)

28 de março: Quinta-feira Santa

29 de março: Sexta-feira Santa (FERIADO)

30 de março: Sábado de Aleluia 

31 de março: Páscoa

Veja também: Calendário de março de 2024

Saiba mais sobre outros meses do ano: