Agosto é o 8º mês do ano, por isso, também é conhecido como o mês 8. Ele tem 31 dias e nenhum feriado.

O nome agosto vem do latim augustus, em homenagem ao primeiro imperador romano, César Augusto. Originalmente, no calendário romano, este mês era chamado sextilis, pois era o sexto mês do ano, quando o calendário começava em março. 

Significado de agosto

A palavra agosto vem de augustus, fazendo referência a Augusto. Essa foi uma forma de homenagear o primeiro imperador romano, César Augusto, em reconhecimento aos seus feitos e sua importância para o Império Romano.

O calendário romano, que depois foi substituído pelo calendário juliano e, finalmente, pelo calendário gregoriano, tinha a seguinte ordem:

1º março
2º abril
3º maio
4º junho
5º julho
6º agosto
7º setembro
8º outubro
9º novembro
10º dezembro

Os quatro primeiros meses prestavam homenagem aos deuses, ou, no caso de abril, celebravam um evento muito importante para a marcação do tempo.

A palavra abril origina-se do latim aprilis e faz referência à germinação ou abertura das flores (mês em que começa a primavera em Roma e no restante hemisfério norte).

Março, maio e junho prestavam homenagem, respectivamente, aos deuses Marte (deus da guerra), Maia (deusa da fertilidade) e Juno (rainha dos deuses).

Os seis meses seguintes seguiam a ordem numérica, ou seja, julho (anteriormente quintilis, o quinto), agosto (anteriormente sextilis, o sexto), setembro (septem, o sétimo), outubro (octo, o oitavo), novembro (novem, o nono) e dezembro (decem, o décimo).

Posteriormente, para homenagear os imperadores romanos Júlio César e César Augusto, os meses de julho e agosto, que eram quintilis e sextilis, passaram a ser chamados de julius e augustus.

As últimas mudanças aconteceram com o acréscimo de mais dois meses, janeiro e fevereiro. Isso foi feito para tentar corrigir as estações do ano. Assim, o calendário passou a ter 12 meses em vez de 10, e como esses meses foram introduzidos no início do ano, a ordem dos meses foi alterada. Dessa forma, agosto, que inicialmente era o sexto mês, passou a ser o oitavo mês do ano.

Datas mais comemoradas em agosto de 2024

No Brasil, agosto não possui feriados nacionais. Contudo, é um mês marcado por diversas datas comemorativas e eventos importantes:

  • 11 de agosto (2º domingo do mês): Dia dos Pais
  • 11 de agosto (2º domingo do mês): Encerramento das Olimpíadas de Paris 2024 
  • 22 de agosto: Dia do Folclore

Neste mês há destaque para duas campanhas de conscientização que incentivam a discussão e une forças em torno de objetivos comuns. São elas: Agosto Dourado - Aleitamento Materno, e Agosto Verde-Claro - Linfoma.

Veja também: Calendário de agosto de 2024

Saiba mais sobre outros meses do ano: