Janeiro tem 31 dias, sendo que o dia 1.º é o feriado do Dia da Confraternização Universal. Este é o 1.º mês do ano, mas nem sempre foi assim. Quando o calendário romano foi criado, o mês de janeiro não existia. O 1º mês do ano era março.
A estação do ano do mês de janeiro é o verão, que todos os anos inicia-se entre os dias 21 e 22 de dezembro.
Significado de janeiro
O nome “janeiro” vem do latim ianuarius, que faz referência a Jano, deus romano das mudanças e transições. Jano é representado com duas faces, cada uma virada para uma direção diferente, como se uma estivesse a olhar para o passado e outra a olhar para o futuro.
Como surgiu o mês de janeiro
O mês de janeiro não existia no calendário romano que, inicialmente, continha 10 meses, 304 dias e era lunar, ou seja, baseava-se nas fases da Lua.
No calendário romano, os nomes dos primeiros 4 meses eram dedicados a deuses e a um acontecimento importante:
- março veio de Mars, do deus da guerra;
- abril veio de aprilis, em referência à abertura das flores (mês quando começa a primavera no hemisfério norte)
- maio veio de Maius, da deusa da fertilidade
- junho veio de Junius, da deusa dos deuses
Os nomes dos outros 6 meses eram:
- quintilis, de quinto
- sextilis, de sexto
- september, de sete
- october, de oito
- november, de nove
- december, de dez
O mês de janeiro surgiu com a necessidade de acertar o cálculo do tempo.
Isso aconteceu porque, quando acabava a época da colheita - entre o verão e o outono - o inverno começava, mas não havia nenhum mês que considerasse essa estação do ano.
Então, foi decidido adicionar 50 dias ao calendário para que fossem criados dois meses que correspondessem à época do inverno. Esses meses eram janeiro e fevereiro, porque no hemisfério norte o inverno começa entre 21 e 22 de dezembro e termina entre 20 e 21 de março. Assim, o calendário romano passou a ter 354 dias.
Quando os meses de janeiro e fevereiro foram introduzidos, a ordem do calendário foi alterada, mas apesar dos significados, os nomes dos meses de setembro (sete), de outubro (oito), de novembro (nove) e de dezembro (dez) não foram mudados.
Como o calendário continuava a apresentar imprecisões, porque havia um erro de cálculo nos anos bissextos, em 46 a.C. foi instituído um novo calendário, o calendário juliano, que é solar, ou seja, baseia-se nos movimentos da Terra em torno do Sol.
Com a morte do imperador Júlio César, que implementou o calendário juliano, o nome de quintilis foi mudado para julius, como forma de homenageá-lo. O mesmo aconteceu com o nome de sextilis, que foi mudado para augustus, em homenagem ao primeiro imperador romano, César Augusto.
O calendário juliano, que substituiu o calendário romano, foi usado até a oficialização do calendário gregoriano, em 1582. O calendário gregoriano é o utilizado na maior parte dos países, incluindo o Brasil.
Datas mais comemoradas em janeiro
1.º de janeiro: Ano-Novo, Dia da Confraternização Universal (feriado) e Dia Mundial da Paz
6 de janeiro: Dia de Reis
9 de janeiro: Dia do Fico
21 de janeiro: Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
25 de janeiro: Aniversário de São Paulo
Veja também: Calendário de janeiro de 2025
Saiba mais sobre outros meses do ano: