Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Aniversário de Maceió

Próximo 5 de Dezembro de 2019 (Quinta-feira)

O aniversário de Maceió, capital do estado de Alagoas, é comemorado anualmente em 05 de dezembro. Isso porque a cidade foi fundada em 05 de dezembro de 1815.

Neste dia ocorreu a separação entre a Vila de Santa Maria Madalena da Alagoas do Sul (atual Marechal Deodoro) e a Vila de Maceió.

História de Maceió

Desde o século XVIII, existia na região o Engenho Massayó ,cujo nome do proprietário não ficou na história.

Igualmente, como ali havia muitas praias, o porto de Jaraguá se expandia com o comércio de pau de brasil e a chegada de africanos escravizados.

O povoado foi crescendo ao redor da capelinha de Nossa Senhora dos Prazeres, hoje a padroeira da cidade, e tornou-se numa das maiores capitais do nordeste com mais de um milhão de habitantes.

Capital de Alagoas

É importante lembrar que o atual estado de Alagoas fazia parte da Capitania de Pernambuco e tinha denominação de Alagoas do Sul. Somente com a Revolução Pernambucana de 1815, as terras formariam uma província independente e Maceió seria elevada à Vila.

A designação como capital ocorreu dois anos depois e a cidade não parou de crescer atraindo gente do campo e de outros estados brasileiros.

Atualmente, Maceió vive especialmente do turismo e foi apelidada de “Caribe brasileiro” pela beleza de sua natureza.

Aniversário de Maceió
Aniversário de Maceió

Aniversário de Maceió nos próximos anos

05 de Dezembro de 2020 (Sábado)

05 de Dezembro de 2021 (Domingo)

05 de Dezembro de 2022 (Segunda)