O calendário juliano foi o calendário adotado pelos romanos no ano 46 a. C. A sua adoção tinha como objetivo corrigir as imprecisões do calendário romano.

Esse calendário foi criado por Júlio César e é usado até hoje por alguns cristãos ortodoxos.

Como funciona o calendário juliano

O calendário juliano muito parecido com o calendário gregoriano (utilizado na maior parte do mundo).

O calendário juliano tem 365 dias, distribuídos em 12 meses. Os meses podem ter 30 ou 31 dias, com exceção de februaris, que tem 28 dias ou 29, quando o ano é bissexto.

Os anos bissextos acontecem sempre a cada quatro anos.

No calendário gregoriano, os anos bissextos também acontecem a cada quatro anos, mas com uma regra: apenas quando os anos são múltiplos de 4 e 400, mas não divisíveis por 100. 

Os meses do calendário juliano são: januaris, februaris, martius, aprilis, maius, junius, julius, augustus, september, october, november e december.

Alterações no calendário juliano

No início, os meses correspondentes a julho e agosto eram chamados de quintilis e sextilis, respectivamente.

Após a morte de Júlio César, a fim de homenageá-lo, quintilis recebeu o seu nome, ou seja, julius. Tempos depois, o Senado romano quis prestar uma homenagem a César Augusto, o primeiro imperador romano, dando o seu nome ao 8.º mês do ano, que passou a se chamar augustus. 

O Senado achou que os meses dedicados a Júlio César e César Augusto tinham que ter o mesmo número de dias para que fossem considerados com o mesmo grau de importância.

Por isso, augustus passou a ter 31 dias em vez de 30 para se igualar a julius. Com essa alteração, februaris que inicialmente tinha 29 ou 30 dias, passou a ter 28 ou 29, conforme a ocorrência de anos bissextos.

Além disso, para que não ter tantos meses com 31 dias seguidos (julius, augustus e september), september passou a ter 30 dias e os meses seguintes intercalaram esse número: october, com 31 dias, november, com 30, e december, com 31.

Assim, com as adaptações do calendário juliano, a distribuição de dias passou a ser idêntica a que utilizamos hoje no calendário gregoriano:

Calendário juliano no início Calendário juliano hoje
Januaris: 31 dias Januaris: 31 dias
Februaris: 29 ou 30 dias Februaris: 28 ou 29 dias
Martius: 31 dias Martius: 31 dias
Aprilis: 30 dias Aprilis: 30 dias
Maius: 31 dias Maius: 31 dias
Junius: 30 dias Junius: 30 dias
Quintilis: 31 dias Julius: 31 dias
Sextilis: 30 dias Augustus : 31 dias
September: 31 dias September: 30 dias
October: 30 dias October: 31 dias
November: 31 dias November: 30 dias
December: 30 dias December: 30 dias

História do calendário juliano

O calendário juliano surgiu quando Júlio César, aconselhado por astrônomos egípcios, decidiu alterar o calendário utilizado na altura, o calendário romano. Isso porque ele havia reparado que as comemorações da primavera coincidiam com dias de inverno.

Assim, o calendário que antes era lunissolar, passou a ser solar, ou seja, se baseando no ciclo do Sol, à semelhança do calendário egípcio.

A transição do calendário romano para o calendário juliano foi feita em 46 a.C., ano que ficou conhecido como o Ano da confusão, pois para corrigir a diferença existente nas estações do ano, foram acrescentados mais 80 dias a esse ano, ou seja, o ano 46 a.C. contou com 445 dias em vez de 365.

Diferença entre o calendário juliano e o calendário gregoriano

O calendário juliano tem os mesmos dias que o calendário gregoriano, mas a contagem dos anos bissextos é diferente. 

Os anos bissextos acontecem a cada 4 anos nos dois calendários, mas enquanto no calendário juliano a cada 4 anos é sempre ano bissexto, no calendário gregoriano existe uma regra que diz que os anos bissextos acontecem a cada 4 anos, mas com a condição de que esse ano seja múltiplo de 4 e 400, mas não seja divisível de 100. 

Por esse motivo, atualmente os dois calendários estão com uma diferença de 13 dias. 

Em 1582, o calendário juliano deu lugar ao calendário gregoriano, que é utilizado na maior parte dos países. Atualmente, o calendário juliano é utilizado apenas em algumas igrejas ortodoxas.

Conheça outros calendários utilizados no mundo: