Depois das férias escolares, agosto traz uma série de datas comemorativas bastante interessantes para trabalhar no contexto escolar. Com a aproximação do Dia do Folclore, temos um tema rico que pode ser explorado ao longo de todo o mês. 

Datas para comemorar na escola em agosto:

  • Dia Nacional da Saúde, 5 de agosto
  • Dia dos Pais (2.º domingo de agosto), 8 de agosto de 2021
  • Dia Internacional dos Povos Indígenas, 9 de agosto
  • Dia do Estudante, 11 de agosto
  • Dia Nacional das Artes, 12 de agosto
  • Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto
  • Dia da Informática, 15 de agosto
  • Dia do Patrimônio Histórico, 17 de agosto
  • Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto
  • Dia do Folclore, 22 de agosto

Dia Nacional da Saúde, 5 de agosto

Celebramos o Dia Nacional da Saúde em homenagem ao sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz. Ele nasceu no dia 5 de agosto de 1872 e desempenhou um papel muito importante no combate e erradicação da febre amarela e da varíola no Brasil.

Sugestão de atividade para o Dia Nacional da Saúde: Projeto Saúde

Envolva toda a escola em um projeto interdisciplinar sobre a saúde. 

O professor de português trabalha com seus alunos os gêneros textuais que podem ser usados na divulgação de um dia de atividades dedicado à saúde, por exemplo, notícia, e-mail, regulamento.

O professor de artes prepara cartazes de divulgação com os alunos.

O professor de matemática ensina a calcular o IMC (índice de massa corporal) dos alunos.

O professor de ciências prepara uma receita com os alunos falando da composição dos alimentos e mostrando o que acontece quando se juntam alguns tipos de ingredientes.

O professor de inglês ensina as partes do corpo e, na atividade de educação física, ordena os movimentos que devem ser feitos falando em inglês, depois da ordem dada pelo outro professor em português.

O professor de educação física seleciona os exercícios que podem - e devem - ser feitos diariamente com o objetivo de incentivar hábitos saudáveis para toda a vida.

O professor de história conta a origem do Dia Nacional da Saúde, conta a trajetória de Oswaldo Cruz na sua luta pela vacinação, ao mesmo tempo que tenta conscientizar os alunos sobre a importância das vacinas na prevenção de certas doenças, tal como a Covid-19.

O professor de geografia apresenta dados estatísticos, por exemplo, quais as cidades em que as pessoas praticam mais exercício, quais cidades em que as pessoas têm hábitos alimentares mais saudáveis.

Dia dos Pais (2.º domingo de agosto), 8 de agosto de 2021

A celebração do Dia dos Pais tem origens bem remotas; terá surgido há mais de 4 mil anos na Babilônia. No Brasil, a data comemorativa surgiu na década de 50 e, inicialmente, era comemorada em 16 de agosto, por ser o dia de São Joaquim, o avô de Jesus Cristo.

Sugestão de atividade para o Dia dos Pais: Pais inventores

As atividades de datas como a do Dia dos Pais devem ser elaboradas com cuidado, pensando que nem todos conhecem seus pais, nem todos têm pais e nem todos têm pais presentes.

Então, aproveite a data para falar em homens que são conhecidos como pais pelas coisas que inventaram, e conte a sua história. Por exemplo:

  • Gutemberg - pai da imprensa
  • Alan Turing - pai da computação
  • Barão de Coubertin - pai dos jogos olímpicos
  • Santos Dumont - pai da aviação
  • Expedito José de Sá Parente - pai do biodiesel

Leia também: Dia dos Pais: maneiras de deixar seu pai super feliz

Dia Internacional dos Povos Indígenas, 9 de agosto

O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi instituído pela ONU - Organização das Nações Unidas em 1994. No ano seguinte, a data foi comemorada pela primeira vez, quando também se assinalou o início da primeira década internacional dos indígenas (1995-2004).

Esta é uma ocasião que propicia uma reflexão sobre as condições de vida dos índios, bem como sobre a preservação da sua cultura. 

Dia do Estudante, 11 de agosto

O Dia do Estudante recorda a criação dos cursos de Direito no país, instituídos pelo imperador D. Pedo I em 1827. 

Na comemoração dos 100 anos da criação dos cursos, o advogado Celso Grand Ley propôs que no dia 11 de agosto passasse a ser comemorado o Dia do Estudante, graças à importância das Ciências Jurídicas na educação do Brasil.

Dia Nacional das Artes, 12 de agosto

O Dia Nacional das Artes é uma data que propicia refletir sobre os vários tipos de arte, sobre a sua importância e, principalmente, serve como incentivo para usufruir de tudo o que a arte pode nos oferecer.

Sugestão de atividade para o Dia Nacional das Artes: Semana cultural

Quando pensamos em artes, a primeira coisa que costuma vir à cabeça são pinturas, mas há vários tipos de artes. Dedique cada dia da semana a um tipo de arte.

SEGUNDA-FEIRA: dia do cinema
Assista a um filme de Charles Chaplin com os alunos. Depois do filme, conversem sobre a história, os personagens e conte a história do cinema. Aproveite para incentivar os alunos para assistir a filmes nacionais.

TERÇA-FEIRA: dia das pinturas famosas 
Mostre aos alunos algumas obras famosas de artistas brasileiros, tais como Tarsila do Amaral, Candido Portinari e Romero Britto. Converse sobre as suas interpretações, quando elas foram pintadas e onde estão expostas.

QUARTA-FEIRA: dia da música
Ouçam música (em volume baixo) durante todo o dia de aula. Reserve uma parte da aula para mostrar músicas brasileiras que foram sucesso em diferentes épocas e conversem sobre as mudanças nas letras e nos estilos musicais.

QUINTA-FEIRA: dia da arte digital 
Ensine o que é arte digital com muitos exemplos de obras produzidas por artistas nacionais, como Guto Lacaz e Eduardo Kak. Conversem sobre o tema e sobre como a arte mudou ao longo dos tempos.

SEXTA-FEIRA: dia das histórias em quadrinhos 
Distribua histórias em quadrinhos e leiam em um sítio em que possam estar confortáveis. Aproveite a oportunidade para incentivar o hábito da leitura.

Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto

A comemoração do Dia Internacional da Juventude foi instituída pela ONU - Organização das Nações Unidas em 1999. 

O objetivo desta data é conscientizar os jovens sobre a sua responsabilidade no futuro da sociedade e, assim, incentivá-los a se tornar adultos com boas atitudes, preocupados com  educação e com qualidade de vida.

Dia da Informática, 15 de agosto

O Dia da Informática recorda a data em que surgiu o ENIAC, que é considerado o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Desenvolvido pelos norte-americanos, o aparelho era capaz de resolver 5 mil operações por segundo.

O ENIAC surgiu em 1946 e, hoje, a informática é indispensável na vida de todos.

Dia do Patrimônio Histórico, 17 de agosto

A data da comemoração do Dia do Patrimônio Histórico foi escolhida em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que é a instituição responsável pela preservação do patrimônio cultural brasileiro. Rodrigo de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898.

Sugestão de atividade para o Dia do Patrimônio Histórico: Se preparando para o Quem quer ser Milionário dos patrimônios históricos

Com a antecedência adequada, fale nas aulas sobre patrimônios históricos brasileiros - como Centro Histórico de Ouro Preto, Pelourinho, Cristo Redentor - e também da humanidade - como Coliseu de Roma, Piramides do Egito, Taj Mahal.

Mostre fotos e incentive os alunos a fazer pesquisas e partilhar as informações conseguidas. Planeje um jogo de perguntas e respostas sobre as informações partilhadas em aula e joguem no Dia do Patrimônio Histórico.

Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto

O Dia Mundial da Fotografia recorda a data da invenção do aparelho que é considerado o antecessor das máquinas fotográficas, o daguerreótipo. 

O daguerreótipo é um invento de Louis Daguerre (1787-1851), e foi anunciado pela Academia Francesa de Ciências no dia 19 de agosto de 1839.

Sugestão de atividade para o Dia Mundial da Fotografia

Comece apresentando trabalhos de fotógrafos nacionais e internacionais e converse sobre eles. De seguida, incentive os alunos a tirarem as suas próprias fotografias que, posteriormente, poderão ser selecionadas para uma exposição na escola.

Dia do Folclore, 22 de agosto

Esta data comemorativa recorda quando um pesquisador britânico usou a palavra folclore pela primeira vez, em 1846. 

O Dia do Folclore celebra a cultura de um povo (a palavra folclore significa literalmente “conhecimento do povo”), por isso, é a melhor altura para recordar lendas, brincadeiras, canções, comidas e crendices populares que foram transmitidas pelas gerações.

Leia também: