Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Descobrimento da América

Próximo 12 de Outubro de 2019 (Sábado)

O Dia do Descobrimento da América é celebrado em 12 de outubro.

Nesta data, se recorda a chegada do navegador Cristóvão Colombo ao continente americano.

Com três caravelas, Santa Maria, Pinta e Nina, Colombo partiu da Espanha em agosto de 1492 e chegou às Bahamas em 12 de outubro de 1492. Ainda esteve em Cuba, Haiti e São Domingos.

Essa viagem mudaria para sempre o curso da história da humanidade, pois novos povos, culturas, alimentos e climas seriam conhecidos pelos europeus.

Por outro lado, os povos indígenas que habitavam no continente sofreram todo tipo de maus-tratos, perderam suas terras e foram relegados a segundo plano na nova sociedade que nascia.

Encontro de Dois Mundos

Origem da Data do Descobrimento da América no Brasil

Na Primeira República, o 12 de outubro era feriado, a fim de serem recordados os laços de fraternidade entre os povos.

Mais tarde, com o governo de Getúlio Vargas (1930-1945), o feriado foi abolido e a data foi perdendo a importância para outras festas cívicas.

Hoje em dia, por causa do feriado de Nossa Senhora da Aparecida e a festa em torno do Dia das Crianças, o dia do Descobrimento da América passa despercebido para maior parte da população brasileira.

Espanha: Dia da Hispanidade

Na Espanha, atualmente, o dia 12 de outubro é o "Día de la Fiesta Nacional" (Dia da Festa Nacional), feriado nacional também conhecido como "Fiesta de la Hispanidad" (Festa da Hispanidade). Neste dia, é celebrado um grande desfile militar na capital espanhola.

Também coincide com o dia de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Espanha e é realizada uma grande celebração na cidade de Zaragoza.

América Latina: Dia da Raça

Na América Latina, os países colonizados pela Espanha fizeram uma profunda reflexão sobre o tema na ocasião do V Centenário da chegada de Colombo, em 1992.

Por isso, o navegador agora é visto como um conquistador que deu início a retirada dos direitos fundamentais dos povos que aqui moravam.

Desta maneira, na Argentina, desde 2010, o feriado do dia 12 recebe o nome de "Día de la Diversidad Cultural Americana" (Dia da Diversidade Americana). Na Colômbia, denomina-se "Día de la Raza" (Dia da Raça) e no Chile, a efeméride recebe oficialmente o nome de "Día del Encuentro de Dos Mundos" (Dia do Encontro de Dois Mundos).

Se os nomes divergem, todos esses países concordam que a data agora é celebrada de maneira crítica, deixando de lado o acontecimento em si, e enfatizando sobre a condição dos povos indígenas que aqui estavam.

Estados Unidos: Dia de Colombo

Nos Estados Unidos, Colombo é relembrado na segunda segunda-feira de outubro por alguns estados como Massachusetts e a cidade de São Francisco, numa festividade chamada "Columbus Day" (Dia de Colombo). O dia é dedicado aos imigrantes italianos, posto que Colombo era genovês.

No entanto, em outros estados, lembra-se do Dia dos Povos Indígenas, ao invés do Dia de Colombo.

Leia também: Dia do Descobrimento do Brasil.

Descobrimento da América
Descobrimento da América

Descobrimento da América nos próximos anos

12 de Outubro de 2020 (Segunda)

12 de Outubro de 2021 (Terça)

12 de Outubro de 2022 (Quarta)