Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia da Assunção de Nossa Senhora

Próximo 15 de Agosto de 2019 (Quinta-feira)

O Dia da Assunção de Nossa Senhora é comemorado anualmente em 15 de agosto.

Esta data católica celebra a assunção da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, aos céus.

De acordo com a Tradição Oral da Igreja Católica, Maria teria adormecido em 15 de agosto de 43 d.C, e acordado quando já estava sendo levada para o céu pelos anjos de Deus. Por isso, alguns tratados utilizam a expressão "dormição de Maria".

No Brasil, o dia da Assunção de Nossa Senhora é feriado municipal na cidade de Fortaleza, pelo fato de ser considerada a padroeira da capital cearense.

Leia também Aniversário de Fortaleza.

A cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, também aderiu ao feriado municipal de Nossa Senhora da Assunção através da Lei nº 1.327, de 08/02/67.

Também conhecida como Nossa Senhora da Glória ou Nossa Senhora da Guia, no Brasil é a padroeira de outras cidades, como: Jales, em São Paulo; Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul; Cabo Frio, no Rio de Janeiro; e Oeiras, no Pará.

Nesta data, celebram-se romarias e festas religiosas em várias localidades.

Existe muita confusão sobre o uso correto do termo “assunção” e “ascensão” para se referir à ida de Nossa Senhora ao Paraíso.

Segundo a teologia católica, Maria só poderia ter acesso aos Céus de corpo e alma, depois da morte e ressurreição de Cristo. Afinal, esta não poderia ter a liberdade de aceder ao Paraíso por seu próprio poder, como fez Jesus Cristo. Afinal, Maria não era uma deusa, apenas uma criatura.

Por isso que, de acordo com alguns teólogos, existe a Ascensão de Nosso Senhor (se referindo à Cristo) e a Assunção de Nossa Senhora (em referência à Maria, mãe de Jesus).

Dia da Assunção de Nossa Senhora
Dia da Assunção de Nossa Senhora

Dia da Assunção de Nossa Senhora nos próximos anos

15 de Agosto de 2020 (Sábado)

15 de Agosto de 2021 (Domingo)

15 de Agosto de 2022 (Segunda)