Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Santa Mônica

Próximo 27 de Agosto de 2019 (Terça-feira)

O Dia de Santa Mônica é celebrado em 27 de agosto.

Esta data cristã é celebrada em homenagem a mãe de Santo Agostinho de Hipona, Santa Mônica. Nascida numa família abastada, desde jovem Mônica demonstrou ser uma criança religiosa e disciplinada.

Mônica sempre mostrou ser uma pessoa muito calma, paciente e solidária com os mais pobres, principalmente.

Santa Mônica nasceu em Tagaste, no norte da África (atual Argélia), e viveu durante o século IV. Quando atingiu a juventude, Mônica se casou com Patrício (sob ordem da família), um homem rude que a maltratava e traía constantemente. Mas, devido ao constante esforço da santa, o seu marido foi finalmente convertido aos princípios de Deus.

Mônica teve três filhos e sempre intercedeu por todos, mas tinha especial preocupação com Agostinho. Este era um jovem muito inteligente e que sempre buscou "as verdades sobre o mundo". Depois de muitos erros e acertos, o seu filho também se converteu após muitos anos de apelo de sua mãe.

Ver também: Dia de Santo Agostinho de Hipona.

Santa Mônica nunca desistiu e sempre foi uma mulher perseverante. Por este motivo é tida pela igreja como a padroeira dos pais que convertem os seus filhos.

Oração a Santa Mônica

"Nobilíssima Santa Mônica, rogai por todas as mães, principalmente por aquelas mães que se esquecem que ser mãe é sacrificar-se. Rogai, virtuosa Santa Mônica, para que abram-se as almas de todas as mães, para que elas enxerguem a beleza da vocação materna, a beleza do sacrifício materno. Rogai, Santa Mônica, para que todas as mães saibam abraçar com Fé o sofrimento e a dor, assumam seus filhos com coragem, como instrumento de santificação para as famílias, e para sua própria santificação. Amém."

Dia de Santa Mônica
Dia de Santa Mônica

Dia de Santa Mônica nos próximos anos

27 de Agosto de 2020 (Quinta)

27 de Agosto de 2021 (Sexta)

27 de Agosto de 2022 (Sábado)