Calendário 2017 Feriados 2017 Calendário 2018 Feriados 2018

Dia de Santa Brígida

Próximo 23 de Julho de 2018 (Segunda-feira)

O Dia de Santa Brígida é celebrado em 23 de julho.

Brígida Birgersdotter nasceu na Suécia, no ano de 1303, numa família real conhecida por ser bastante piedosa, sendo que desde criança teve uma educação cristã. Quando chegou à adolescência foi prometida em casamento ao princípe de Nerícia, Wulfton.

O desejo de Brígida era converter o seu esposo, que até então era pagão e vivia uma vida cheia de vícios. Com muitas orações e sacrifícios, a jovem conseguiu fazer o seu marido aceitar a palavra de Deus.

No entanto, foi após a morte de Wulfton que Brígida, viúva e mãe de 8 filhos, começou o seu grande trabalho monástico em prol da evangelização.

A futura santa fundou Ordens religiosas, uma feminina e outra masculina. Com o apoio do rei da Suécia também conseguiu construir ao longo de toda a Europa cerca de 78 mosteiros.

Santa Brígida faleceu em 23 de julho de 1373, aos 71 anos, durante uma peregrinação à Terra Santa.

Oração de Santa Brígida

"Bendito sejais, ó Deus, que concedestes a Santa Brígida a graça da firmeza da fé e das grandes iniciativas apostólicas. Dai-me ser sempre diligente e pronto para as grandes tarefas de apostolado e testemunho. Por Cristo nosso Senhor. Amém!"

Oração pelos doentes (Santa Brígida)

"Ó Jesus, médico celeste, que fostes elevado na Cruz afim de curar as nossas chagas por meio das Vossas, lembrai-Vos do abatimento em que Vos encontrastes e das contusões que Vos infligiram em Vossos Sagrados membros, dos quais nenhum permaneceu em seu lugar, de tal modo que dor alguma poderia ser comparada a Vossa.

Da planta dos pés até o alto da cabeça, nenhuma parte do Vosso Corpo esteve isenta de tormentos, e entretanto esquecido dos Vossos sofrimentos, não Vos cansastes de suplicar a Vosso PAI pelos inimigos que Vos cercavam, dizendo-Lhe:

“PAI, perdoai-lhes porque não sabem o que fazem”

Por esta grande misericórdia e em memória desta dor, fazei com que a lembrança da Vossa Paixão, tão impregnada de amargura, opere em mim uma perfeita contrição e a remissão de todos os meus pecados. Assim seja!"

Dia de Santa Brígida
Dia de Santa Brígida

Dia de Santa Brígida nos próximos anos

23 de Julho de 2019 (Terça)

23 de Julho de 2020 (Quinta)

23 de Julho de 2021 (Sexta)