Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de São Francisco Régis

Próximo 16 de Junho de 2019 (Domingo)

O Dia de São Francisco Régis é celebrado em 16 de junho.

Francisco de Régis nasceu em 1597, na pequena aldeia de Narbone, na França. Desde pequeno foi educado de acordo com os ensinamentos cristãos.

Ao entrar para a Companhia de Jesus, em 1616, começa oficialmente a sua vida de missionário, que o levaria a fazer inúmeras obras.

Apesar de querer levar a Palavra de Deus aos territórios ultramarinos franceses, seus superiores prefiram que ele ficasse no país. Nesta época, a França tinha terminado as guerras de religião que acabaram por dividir o país em católicos e protestantes.

São Francisco Regis

Desta maneira, este santo ficou conhecido por seu intenso trabalho de evangelização em hospitais e prisões, além de construir um abrigo para prostitutas que desejassem mudar de vida.

Ainda intercedeu junto às autoridades da cidade de Toulouse para que os habitantes do município de Puy pudessem continuar a fabricar rendas, o meio de sustento dos mais pobres.

O jesuíta era descrito como um valente missionário, tendo enfrentado duas epidemias da peste que assolaram a sua comunidade.

Foi transferido para a cidade de Lalousvec em pleno inverno e contrai pneumonia. Mesmo assim continua pregando e atendendo confissões, mas não resiste. Aos 43 anos, em 1640, Francisco Régis falece; e mais tarde, pelo seu exemplo de santidade, o Papa Clemente XII o canoniza em 1737.

São Francisco Régis é padroeiro dos jesuítas na França e das rendeiras.

Dia de São Francisco Régis
Dia de São Francisco Régis

Dia de São Francisco Régis nos próximos anos

16 de Junho de 2020 (Terça)

16 de Junho de 2021 (Quarta)

16 de Junho de 2022 (Quinta)