Calendário 2019 Feriados 2019 Calendário 2020 Feriados 2020

Dia do Guarda Noturno

Próximo 19 de Outubro de 2020 (Segunda-feira)

O Dia do Guarda Noturno é celebrado anualmente em 19 de outubro.

Esta data é uma homenagem a todos os profissionais que se dedicam a proteger e vigiar locais públicos e privados durante a noite, período onde há a maior necessidade de cuidar da segurança dos estabelecimentos.

Além de garantir a integridade física do local que protege, o guarda noturno também evita a ação de criminosos e demais perigos à segurança do local.

Os guardas noturnos estão aptos a garantir a segurança dos mais variados lugares, desde empresas, residências, parques públicos, ruas e etc.

De acordo com a Constituição Federal, todos os trabalhadores que atuam profissionalmente durante o horário noturno (22h às 5h) devem receber uma remuneração superior ao do período diurno.

guarda noturno segurando rádio

Origem do Dia do Guarda Noturno

Esta data é inspirada em São Pedro de Alcântara, considerado o padroeiro dos guardas noturnos, e que também celebra o seu dia em 19 de outubro, de acordo com a liturgia católica.

Este santo nasceu em Espanha, em 1499, e era conhecido por ser um excelente vigilante.

O pai de Pedro de Alcântara queria que o filho fosse advogado, mas o jovem escolheu a vida religiosa, entrando para a Ordem dos Franciscanos.

Dia do Guarda Noturno
Dia do Guarda Noturno

Dia do Guarda Noturno nos próximos anos

19 de Outubro de 2021 (Terça)

19 de Outubro de 2022 (Quarta)

19 de Outubro de 2023 (Quinta)