O Dia Internacional do Homem é comemorado em 19 de novembro. No Brasil há ainda outra data para a homenagem: 15 de julho, o Dia do Homem.

Tais datas foram criadas com a intenção de alertar a população masculina sobre as precauções e responsabilidades que se deve ter com a saúde.

É ainda uma ocasião importante para que se discuta acerca das desigualdades de gêneros e para que os homens revejam seus papéis na coletividade, buscando sempre atitudes positivas e uma masculinidade saudável.

Além disso, é uma oportunidade para prestar homenagens aos homens importantes nas nossas vidas e no mundo. Portanto, selecionamos 10 personalidades masculinas que foram grandes nomes para a humanidade. Confira!

1. Jesus Cristo de Nazaré

jesus cristo

Jesus Cristo é considerado o homem de maior prestígio no mundo ocidental. A figura que hoje em dia a fé cristã cultua é envolta em muitos mistérios, sendo que a maior parte das histórias sobre ele está na Bíblia.

De qualquer forma, há indícios de que realmente existiu um homem em Nazaré, nascido aproximadamente entre 6 a 4 a.C, que teria sido Jesus Cristo. Filho de um casal pobre, o Jesus histórico possuía traços e pele negra. Lutou por seu povo, pregando o amor ao próximo e, segundo seus fiéis, operando milagres.

Foi condenado à morte, acusado de "desordem no Templo" e "blasfêmia" pelo Império Romano, sendo crucificado.

Sua existência é tão importante que definiu os rumos da história no Ocidente, e deu origem a uma das religiões mais influentes do mundo: o cristianismo.

Para saber mais sobre os dias dedicados aos homens, leia:

2. Buda Sidarta Gautama

buda sidarta gautama

Sidarta Gautama foi um príncipe hindu que viveu há aproximadamente 3 mil anos em uma região perto do Himalaia, hoje pertencente ao Nepal.

Ainda jovem, abdicou de toda sua riqueza em seu palácio e passou a viver como andarilho, praticando o jejum e a meditação.

Depois de passar por diversas provações, Sidarta conseguiu atingir a iluminação espiritual que tanto buscava. Aos 35 anos, em uma noite de lua cheia do mês de maio, o príncipe se torna um "Buda" (palavra que em sânscrito significa "o iluminado").

Ele então passa os próximos 45 anos como um mestre, guiando outras pessoas no caminho da iluminação. Esse homem foi um dos grandes responsáveis pela criação do budismo.

3. Galileu Galilei

galileu galilei

Galileu Galilei (1564-1642) foi um astrônomo, físico, matemático e filósofo importantíssimo para a ciência.

Galileu deu continuidade aos estudos sobre heliocentrismo de outro grande astrônomo, Copérnico. Além disso, inventou a luneta telescópica, estudou e elaborou as leis que orientam o movimento pendular, criou o relógio de pêndulo, inventou o termômetro e descobriu os anéis de Saturno.

Foi um homem contestador e encarou o poder religioso católico, que comandava a sociedade e a ciência naquela época. Com seus estudos e descobertas, desmistificou teorias e abriu um novo campo de conhecimento científico.

Foi ameaçado de morte e acusado de heresia pela Igreja, sendo obrigado a negar suas teorias e descobertas, mesmo assim foi condenado à prisão domiciliar. A Igreja Católica reconheceu seu erro com um atraso de mais de 300 anos.

Se você acha que o seu pai é um grande homem, leia:

4. Leonardo Da Vinci

leonardo da vinci

Leonardo Da Vinci (1452-1519) foi um artista e inventor italiano.

Conceituado como um gênio, Da Vinci é o autor do célebre quadro Monalisa, a mais famosa obra de arte do Ocidente. Foi na pintura que ele mais se destacou, pintando também a Santa Ceia e outras telas importantes.

Entretanto, é autor de diversos projetos e envolveu-se em muitas áreas do conhecimento humano.

Além da pintura, trabalhou com: escultura, matemática, arquitetura, urbanismo, física, astronomia, engenharia, química, geologia, cartografia, criação de engenhos bélicos e invenção de instrumentos musicais.

Por conta de sua capacidade e inteligência em tantos assuntos foi considerado um polímata.

5. Albert Einstein

albert einstein

Albert Einstein (1879-1955) é um dos mais renomados cientistas do mundo. Nasceu na Alemanha e durante a perseguição aos judeus, na Segunda Guerra, foi obrigado a deixar seu país de origem.

Foi um físico e matemático responsável por muitas descobertas, dentre elas a Teoria da Relatividade, que revela as relações entre a matéria, energia e velocidade da luz. Dessa teoria nasceu a famosa equação que o consagraria: E = mc².

Recebeu em 1922 o Prêmio Nobel de Física pelo o reconhecimento de suas descobertas acerca dos efeitos fotoelétricos. Nessa época, estava no Japão e não pode receber o prêmio.

Em 19/05 comemora-se o Dia do Físico e acredita-se que a escolha da data foi uma homenagem a Albert Einstein, que em 1905 apresentou sua "Teoria da Relatividade" ao mundo.

6. Paulo Freire

Paulo Freire

Paulo Freire (1921-1997) é um dos educadores brasileiros mais reconhecidos internacionalmente. Nascido em Pernambuco, pensou e elaborou um método de alfabetização de jovens e adultos baseado na realidade dos estudantes, propondo assim uma educação como prática emancipatória.

Era uma maneira de ensinar relacionada à vida cotidiana, o que permitia uma maior interação e interesse real dos alunos. Tal método passou a ser considerado como uma proposta viável para um plano de ensino nacional. Entretanto, com o golpe de 1964, foi retirado da pauta educacional brasileira; e Feire preso e exilado.

Seu legado é muito importante, pois trouxe novos caminhos à educação, levando-se a repensar a forma como o ensino é feito, e valorizando a troca de experiências e vivências como instrumento de aprendizagem e potência pessoal.

Freire escreveu e publicou diversos livros, entre eles, o conhecido "Pedagogia do Oprimido", em 1968. Sua última obra foi "Pedagogia da Autonomia", de 1997, ano de sua morte.

Para saber sobre personalidades da poesia nacional, leia: Poetas super importantes da literatura brasileira.

7. Karl Marx

karl marx

Karl Marx (1818-1883) foi um pensador, economista, filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário alemão.

Foi um homem à frente do seu tempo e trouxe um novo olhar sobre as relações entre ricos e pobres, exploradores e explorados.

Junto com seu amigo Friedrich Engels, outra importante personalidade, elaborou as bases do pensamento socialista e teceu duras críticas ao sistema capitalista, que privilegia a classe dominante em detrimento dos trabalhadores.

Dentre seus interesses, estava a luta por um sistema igualitário e o fim da opressão. Uma de suas célebres frases é:

Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo.

Sua obra é tão necessária que causa impactos até os dias de hoje.

8. Charles Darwin

darwin

Charles Darwin (1809-1882) foi um naturalista inglês que revolucionou o conhecimento sobre biologia no mundo, proporcionando novas formas de pensar sobre a origem da vida.

O pesquisador foi responsável por diversos estudos e sua maior contribuição foi a "Teoria da evolução das espécies".

Nessa teoria, ele prova que por conta das condições do meio ambiente em que os organismos estão inseridos, ocorrem variações nas espécies, a chamada seleção natural.

Darwin esteve no Brasil em 1832 e ficou encantado com a diversidade na fauna e flora que encontrou em terras tropicais.

O pesquisador trabalhou até sua morte, em 1882.

Você também pode se interessar por Dia de Darwin.

9. Mendeleev

mendeleev

Dmitri Mendeleev (1834-1907) foi um importante estudioso da área de química.

O pesquisador russo desenvolveu a primeira Tabela Periódica, em 1869, quando tinha 35 anos. Nela, Mendeleev organizou os elementos químicos de acordo com suas massas atômicas e propriedades, criando um sistema complexo e muito bem ajustado que serviu de base para a tabela que hoje é utilizada.

Além disso, Mendeleev escreveu um Manual de Química Orgânica.

Seu legado é tão importante para a ciência que um elemento foi batizado com o nome de mendelévio, em homenagem ao químico.

O ano de 2019 é considerado o Ano da Tabela Periódica, uma deliberação da ONU (Assembleia Geral das Nações Unidas). Isso porque é quando completa-se 150 anos de tal invenção.

Para saber sobre essa comemoração, leia: 2019: Ano da Tabela Periódica.

10. Santos Dumont

santos dumont

Santos Dumont (1873-1932) foi um inventor brasileiro essencial para o desenvolvimento dos meios de transporte aéreos. Tanto que é considerado o "pai da aviação".

Em 1906, em Paris, Dumont realizou em torno da Torre Eiffel a primeira apresentação com o seu invento, o 14-Bis. Na ocasião, ele levantou voo e percorreu 220 metros no ar, o que foi testemunhado pela comissão do Aeroclube da França.

Apesar de o avião ter sido sua criação mais famosa, sua contribuição para a humanidade foi além. Dumont também foi o responsável por inventar o relógio de pulso, o chuveiro de água quente e o dirigível.

Ele é uma das personalidades brasileiras que mais causa orgulho no país, sendo que em 2006 o governo o elevou a categoria de Herói Nacional.

Além disso, comemora-se no Brasil o Dia da Aviador, em 23 de outubro, data da exibição de Dumont a bordo do 14-Bis.

Não pare por aqui! Temos certeza que vai gostar deste texto: Novembro Azul - mês de prevenção do câncer de próstata.