Calendário 2018 Feriados 2018

Dia do Solista

Próximo 14 de Junho de 2018 (Quinta-feira)

O Dia do Solista é celebrado anualmente no dia 14 de junho.

O solista é aquele profissional virtuoso que é capaz de executar sozinho certos movimentos, no caso da dança e do esporte, ou melodias, no caso da música. Igualmente, os atores podem ser solistas quando estão sozinhos em cena ou recitam um grande texto que não possui réplica.

No esporte, algumas modalidades podem ser disputadas em equipe, duplas ou solo, como a ginástica rítmica e o nado sincronizado.

O solista surge com a própria evolução da música ocidental, quando as melodias ficam cada vez mais complexas e nem todos são capazes de interpretá-la. A palavra "solo" pode ser encontrada no italiano e no espanhol e significa "sozinho".

Antonio MenesesO violoncelista brasileiro Antônio Meneses

Entre os músicos, cantores e bailarinos há uma diferença hierárquica em ser um artista que toca com os demais, no coro e na orquestra, e aquele que o faz sozinho. Afinal, o solista não apenas executa o solo, mas vive disso.

Nas companhias de balé clássico, os bailarinos que superam a condição de solistas ainda podem ser primeiros-bailarinos. E ainda há aquelas que alcançam o posto de primeira ballerina assouluta (primeira-bailarina absoluta) quando desempenham excepcionalmente bem sua arte.

Em um coro, as vozes que ultrapassam a extensão normal do ser humano, são ditas vozes solistas. São eles os encarregados de entoar as partes mais difíceis de uma peça ou encarnar personagens.

Já na ópera, denominava-se "prima-dona" (a primeira mulher, ou mulher principal) a cantora que se destacava nas produções e era capaz de executar as notas mais agudas.

Para ser um solista é preciso estudar muito, ter uma enorme sensibilidade e ser capaz de transmitir toda a emoção contida na partitura ou na coreografia.

Frase

No concerto do mundo, os grandes espíritos são solistas, e as suas cadências interrompem o ritmo uniforme da música da vida. (Ludwig Börne)

Dia do Solista
Dia do Solista

Dia do Solista nos próximos anos

14 de Junho de 2019 (Sexta)

14 de Junho de 2020 (Domingo)

14 de Junho de 2021 (Segunda)