Calendário 2019 Feriados 2019

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Próximo 27 de Janeiro de 2019 (Domingo)

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto é comemorado anualmente em 27 de janeiro.

Esta é uma data dedicada à homenagem das milhões de pessoas que foram torturadas e mortas nos campos de concentração comandados pela Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Os nazistas assassinaram, primeiramente, pessoas que tinham alguma deficiência mental ou física, e opositores do governo.

Além disso, grupos sociais que eram considerados “inferiores”, segundo o nazismo, como negros, homossexuais, Testemunhas de Jeová e ciganos, pereceram nos campos de concentração.

Vítimas do Holocausto

Dentre as milhões de vidas perdidas, a maioria eram judeus, que foram perseguidos implacavelmente em todos os países ocupados pelos nazistas. Estimam-se que tenham sido assassinados mais de seis milhões de judeus durante o Holocausto.

A dimensão da crueldade que foi o Holocausto é tão assustadora que, para tentar evitar episódios semelhantes no futuro, foi criada a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Origem do Dia Internacional da Lembrança do Holocausto

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi criado por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), através de uma Assembleia Geral, pela resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005.

O 27 de Janeiro foi escolhido por ter sido a data, em 1945, que aconteceu a libertação do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, considerado o principal do regime nazista.

Ver também: Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura.

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto nos próximos anos

27 de Janeiro de 2020 (Segunda)

27 de Janeiro de 2021 (Quarta)

27 de Janeiro de 2022 (Quinta)