Calendário 2017 Feriados 2017 Calendário 2018 Feriados 2018

Dia Nacional do Atleta Paralímpico

Próximo 22 de Setembro de 2018 (Sábado)

O Dia Nacional do Atleta Paralímpico é comemorado em 22 de setembro.

Esta data visa homenagear, apoiar e divulgar todo o trabalho dos atletas paralímpicos, além de agir como uma ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência.

O objetivo também é pôr em evidência todas as necessidades, reivindicações e lutas enfrentadas pelos esportistas brasileiros com deficiência.

Os atletas paralímpicos são aqueles que apresentam algum tipo de deficiência e que participam dos Jogos Paralímpicos, uma versão dos Jogos Olímpicos com modalidades adaptadas para esportistas com necessidades especiais.

Oficialmente, o Dia Nacional do Atleta Paralímpico foi instituído a partir do decreto de lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012. Esta data é celebrada em sequência ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, em 21 de setembro.

Ver também: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

A escolha desta data é uma homenagem a criação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), que foi fundado em 22 de setembro de 1989.

Atualmente, o Brasil é uma das nações com maior representatividade a nível de desporto paralímpico, com excelentes atletas que são referências internacionais.

Ver também: Dia do Atleta Olímpico.

Dia Nacional do Atleta Paralímpico
Dia Nacional do Atleta Paralímpico

Dia Nacional do Atleta Paralímpico nos próximos anos

22 de Setembro de 2019 (Domingo)

22 de Setembro de 2020 (Terça)

22 de Setembro de 2021 (Quarta)