Calendário 2017 Feriados 2017 Calendário 2018 Feriados 2018

Eleições 2012

Próximo 28 de Outubro de 2012 (Domingo)

As Eleições 2012 referem-se às eleições municipais que acontecem de quatro em quatro anos no Brasil. Nas Eleições de 2012 os brasileiros escolheram os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para os seus municípios.

No total, 5566 municípios brasileiros participaram nas Eleições Municipais 2012.

Data das Eleições 2012

O primeiro turno ocorreu no dia 7 de Outubro e o segundo turno no dia 28 de Outubro, apenas para municípios com mais de 200 mil eleitores caso nenhum dos candidatos tenham atingido a maioria absoluta dos votos válidos, isto é 50% mais um.

Como funcionam as Eleições Municipais no Brasil

As Eleições Municipais englobam dois tipos de eleição diferentes. Na eleição majoritária os brasileiros escolheram o prefeito para a sua cidade, e na eleição proporcional, os vereadores que compoem a Câmara Municipal.

Eleição Majoritária

O candidato vencedor será aquele que teve pelo menos a maioria simples (50% dos votos mais um) em um ou dois turnos.

Eleição Proporcional

Um candidato é eleito se atingir o quociente eleitoral, que vai variar de município para município. O quociente eleitoral é calculado dividindo o número de votos válidos (total menos os votos brancos e os votos nulos) pelo número de cadeiras no parlamento. Para determinar o número de cadeiras de cada partido, é necessário determinar o quociente partidário, achado através da divisão da votação de cada partido pelo quociente eleitoral.

Outras informações úteis

Eleições 2012