Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Pentecostes

Próximo 31 de Maio de 2020 (Domingo)

Pentecostes é uma celebração muito importante do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.

Tradicionalmente, o Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa, e no décimo dia depois do dia da Ascensão.

Significado do Pentecostes

O termo Pentecostes é de origem grega, e significa “cinquenta dias depois”.

Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Esta data também é considerada o dia do nascimento da igreja.

Juntamente com Natal e a Páscoa, esta é a terceira data mais importante do Ano Litúrgico.

No Novo Testamento, Pentecostes é o dia da vinda do Espírito Santo, da chegada de Cristo na Terra. O Pentecostes marca o final da festa Pascal, de acordo com a doutrina cristã.

Saiba mais sobre a Páscoa.

Pentecostes: Descida do Espírito Santo em forma de línguas de fogo

O que aconteceu no dia de Pentecostes?

O Dia de Pentecostes na Bíblia, tal como comemorado atualmente pelos cristãos, está descrito no livro de Atos dos Apóstolos, no capítulo 2.

"Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar.

De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.

E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles.

Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava." (Atos dos Apóstolos 2, 1-4)

No Antigo Testamento, o Pentecostes era celebrado tradicionalmente pelo povo hebraico como Shavuoth, que significa "Semanas". Nesta época, o significado desta celebração era agradecer a Deus pela colheita e lembrar do dia em que Moisés recebeu as Tábuas com as Leis Sagradas (Torah).

"A partir do dia seguinte ao sábado, o dia em que vocês trarão o feixe da oferta ritualmente movida, contem sete semanas completas.

Contem cinquenta dias, até um dia depois do sétimo sábado, e então apresentem uma oferta de cereal novo ao Senhor." (Levítivo 23,15-16)

Saiba mais sobre a Semana Santa.

Dia de Pentecostes
Dia de Pentecostes

Dia de Pentecostes nos próximos anos

23 de Maio de 2021 (Domingo)

05 de Junho de 2022 (Domingo)

28 de Maio de 2023 (Domingo)