Em 2024, haverá duas sextas-feiras 13: em setembro e em dezembro. 

A próxima sexta-feira 13 no mês de agosto ocorrerá em 2027. A junção do dia 13 com a sexta-feira ocorre sempre que domingo é o primeiro dia do mês.

Sextas-feiras 13: calendário de 2020 a 2030

  • 2020: março e novembro
  • 2021: agosto
  • 2022: maio
  • 2023: janeiro e outubro
  • 2024: setembro e dezembro
  • 2025: junho
  • 2026: fevereiro, março e novembro
  • 2027: agosto
  • 2028: outubro
  • 2029: abril e julho
  • 2030: setembro e dezembro

O que significa sexta-feira 13

A sexta-feira 13 é conhecida como um dia de má sorte e tem origens muito antigas.

Por esse motivo, há pessoas que ficam com medo em toda sexta 13. Elas imaginam que algo ruim pode acontecer e, por isso, preferem se resguardar e evita cruzar com gatos pretos, quebrar espelhos, passar por debaixo de escadas e outras crendices que "dão azar".

Existem diversas histórias que podem justificar o porquê da sexta-feira treze ser tão temida. Vejamos algumas.

Perseguição e morte de Jesus: segundo consta, Jesus teria se encontrado com os 12 apóstolos em uma quinta-feira para uma ceia, num total de 13 pessoas. Uma dessas pessoas era Judas Iscariotes, o traidor de Cristo, porque o entregou aos soldados. Ele é considerado o 13.º.

O dia que se seguiu, quando ocorreu a perseguição e crucificação de Jesus, teria sido uma sexta-feira. Hoje, a data é conhecida como Sexta-feira Santa.

13 é a "marca da besta": o número 13 é indicado como a "marca da besta" no Livro do Apocalipse. É também visto como um número "imperfeito", se comparado ao número 12, que aparece em referências bíblicas (12 apóstolos e as 12 tribos de Israel, por exemplo).

O dia em Adão comeu o fruto proibido: Adão e Eva teriam comido a maçã proibida, o fruto do conhecimento, em uma sexta-feira.

O dia em Caim matou Abel: foi numa sexta-feira que Caim teria matado seu irmão Abel.

Morte do deus Balder: na mitologia nórdica, conta-se que certa vez foi organizado um banquete, no qual estiveram presentes 12 deuses, sendo que Loki, o deus da discórdia, não foi convidado.

Mas, Loki ficou sabendo do tal jantar e resolveu aparecer sem avisar. Ele teria armado um grande conflito, que ao final acabou com a morte de um dos deuses mais amados, Balder.

Encontros promovidos pela bruxa Frigga: Frigga, a deusa do amor e beleza, teria sido transformada em bruxa quando o cristianismo dominou a região e converteu os povos nórdicos.

Como uma forma de se vingar, Frigga passou a organizar encontros todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e também com o diabo. Nessas reuniões, as 13 criaturas rogavam pragas à humanidade. Frigga também é responsável pela origem de friday, palavra em inglês que significa sexta-feira.

Eventos históricos ocorridos na sexta-feira 13

13 de outubro de 1307: nesse dia, o rei Felipe IV ordenou a perseguição dos Templários. Tudo aconteceu após o rei ter percebido que a Igreja Católica estava tomando o poder de seu reino. Assim, tentou entrar para o grupo religioso dos Cavaleiros Templários.

Como o grupo não o aceitou, Felipe IV ficou tomado de ira, ordenando a perseguição dos integrantes da ordem religiosa. Muitos templários foram encarcerados e sofreram torturas como as que foram empregadas na Inquisição.

13 de janeiro de 1939: houve um terrível incêndio que matou mais de 70 pessoas na Austrália. É considerado o maior incêndio da história desse país.

13 de dezembro de 1968: o governo militar no Brasil decretou o AI5, ato institucional que retirava direitos do povo brasileiro e permitiu que ocorressem diversas torturas e assassinatos.

13 de outubro de 1972: ocorreu a queda nos Andes do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi. A tragédia deu origem ao livro Sobreviventes: a Tragédia dos Andes, e ao filme Alive (Vivos) de 1993.

Outras interpretações para o número 13

Apesar de todas essas histórias acerca da sexta-feira e do número 13, em muitas culturas as crenças são bem diferentes.

Na numerologia, por exemplo, o 13 é associado ao número 4 (devido à soma de seus dígitos, 1+3), sendo que esse é um número de sorte e harmonia.

Para os antigos egípcios, o 13 também é relacionado à vida eterna.

No jogo de tarô, esse número é relacionado à morte, através da carta Arcano 13. Entretanto, para culturas antigas, a morte não é necessariamente algo negativo, pois pode ser interpretada como um ponto de virada, uma grande transformação. Portanto, essa carta do tarô também tem a simbologia do renascimento.