Fevereiro costuma marcar o início do ano letivo, mês em que se comemoram datas que trazem oportunidades bem interessantes e diversificadas de serem abordadas no ambiente escolar.

Datas para comemorar na escola em fevereiro:

  • Dia Mundial do Câncer, 04/02
  • Dia da Internet Segura, 08/02 (data pode variar a cada ano)
  • Dia Mundial das Leguminosas, 10/02
  • Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, 11/02
  • Dia de Darwin, 12/02
  • Dia Mundial do Rádio, 13/02
  • Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo, 20/02
  • Dia Internacional da Língua Materna, 21/02
  • Promulgação da Primeira Constituição Republicana, 24/02
  • Dia do Livro Didático, 27/02

Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro

O Dia Mundial do Câncer foi instituído em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o câncer e a importância da sua prevenção e diagnóstico precoce.

Falar sobre câncer na escola é um exercício muito útil para sensibilizar, desde cedo, as práticas preventivas da doença. Dentre essas práticas, podemos citar (segundo o Instituto Nacional de Câncer): ingerir alimentos saudáveis, praticar atividades físicas, não fumar, evitar ingestão de bebidas alcoólicas, fazer exames preventivos.

Dia da Internet Segura, 8 de fevereiro

O Dia da Internet Segura não é comemorado todos os anos na mesma data. Embora seja sempre em fevereiro, o dia pode variar a cada ano.

Esta é uma data muito importante para conscientizar as pessoas sobre os riscos da internet, especialmente as crianças, que muitas vezes se expõem a perigos sem terem noção das consequências. 

Sugestão de atividade para o Dia da Internet Segura

Hoje em dia não faz mais sentido separar a internet da escola, afinal ela se tornou uma ferramenta importante nos estudos. Sendo assim, é preciso preparar as crianças para o seu uso correto e seguro.

Não basta dizer “eles sabem mais de internet do que os adultos”, pois apesar de terem muita desenvoltura para lidar com as tecnologias, as crianças e adolescentes precisam de bastante orientação no que respeita ao uso responsável da internet. 

Tire um dia para falar sobre a internet com os alunos. Primeiro ouça-os e tente perceber o uso que eles dão à internet. Conforme o que eles disserem, prepare as orientações que sejam mais adequadas para esse grupo.

Você pode acrescentar às orientações histórias - fictícias ou reais, dependendo da idade dos alunos - mostrando as consequências de não ter os devidos cuidados quando se utiliza a internet. Exemplos de orientações que podem ser dadas:

  1. Ensinar a identificar comportamentos suspeitos de perfis falsos;
  2. Ensinar os cuidados a ter antes de abrir um e-mail ou um link e fazer downloads;
  3. Ensinar como escolher uma boa senha;
  4. Ensinar como fazer pesquisas e que sites escolher. O professor até pode ir montando uma lista de sites confiáveis com os alunos, e afixar na parede da sala;
  5. Ensinar a enviar as tarefas da escola através de suporte eletrônicos - se fizer sentido na escola. 

Dia Mundial das Leguminosas, 10 de fevereiro

O Dia Mundial das Leguminosas foi instituído em 2018 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo destacar a importância das leguminosas para a alimentação.

Além do seu valor nutricional, as leguminosas - que são grãos como feijão, grão-de-bico, amendoim, ervilha - são um fator importante para a promoção de uma agricultura sustentável.

Sugestão de atividade para o Dia Mundial das Leguminosas

As crianças e jovens adoram comer hambúrguer, um fast food rico em gordura e conservantes que prejudicam a saúde.

Mas, há hambúrgueres saudáveis - como o de lentilha, que também é uma leguminosa - e você pode ensinar aos seus alunos como fazer. Incentive-os a experimentar o novo sabor. Ensine-os a importância de melhorar, aos poucos, os hábitos alimentares. 

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, 11 de fevereiro

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é mais uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Através dela, pretende-se mostrar às pessoas que, tal como o gênero masculino, o gênero feminino traz muitos contributos para a ciência.

Trata-se de uma forma de conscientizar o mundo científico a promover mais oportunidades para as mulheres mostrarem do que elas são capazes, bem como incentivá-las a não abandonar suas carreiras por falta de reconhecimento.

Aproveite a oportunidade e conte a história de algumas cientistas, como Marie Curie, Ada Lovelace, e das cientistas brasileiras Bertha Luz, Duilia de Mello e Carolina Horta Andrade.

Dia de Darwin, 12 de fevereiro

O Dia de Darwin é uma importante ocasião mundial para se festejar e promover a ciência. A data presta homenagem a Charles Darwin, o pai da Teoria da Evolução, recordando o seu nascimento em 12 de fevereiro de 1809.

Sugestão de atividade para o Dia de Darwin

Escolha um livro sobre Darwin adequado para a faixa etária da sua turma. Em tempo hábil, trabalhe com os alunos, fazendo com que eles entendam qual o contributo de Charles Darwin para a ciência. 

Proponha experiências ao longo das aulas planejadas para ensinar sobre Darwin, acompanhem juntos os resultados das mesmas e preparem uma exposição, convidando outras salas a conhecer o trabalho que desenvolveram.

Dia Mundial do Rádio, 13 de fevereiro

O Dia Mundial do Rádio recorda a data da criação da rádio das Nações Unidas, o que aconteceu em 1946.

A data tem como objetivo conscientizar as populações para a importância do rádio, uma vez que ele é uma das principais formas de garantir acesso a notícias, cultura e entretenimento. 

O rádio continua atual, e em situações de desastre é o veículo que assegura a comunicação quando outros deixam de funcionar.

Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo, 20 de fevereiro

O Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo oferece uma boa oportunidade de falar sobre esse tema tão sensível, mas essencial entre crianças e jovens.

O objetivo da data é prevenir a população sobre os prejuízos do uso de drogas através da conscientização. Além de prevenir, também é importante garantir que as pessoas reconheçam a importância do seu tratamento.

Dia Internacional da Língua Materna, 21 de fevereiro

O Dia Internacional da Língua Materna foi criado pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 2002. 

A data tem vários objetivos, dentre os quais a preservação das línguas, porque elas são responsáveis por transmitir e preservar culturas, e muitas estão ameaçadas de extinção.

Sugestão de atividade para o Dia Internacional da Língua Materna

Faça pesquisas sobre as línguas que existem no Brasil e prepare uma aula transmitindo esse conhecimento aos alunos. Fale que há mais de 100 línguas no Brasil - o português e as línguas indígenas, muitas delas ameaçadas de extinção. 

Motive os alunos a fazerem suas pesquisas sobre o assunto e apresentar aos colegas palavras usadas por nós atualmente e que tem origem indígena.

Promulgação da Primeira Constituição Republicana, 24 de fevereiro

O Dia da Promulgação da Primeira Constituição Republicana recorda a data histórica em que foi outorgada a primeira constituição do Brasil, depois de o País ter passado do regime monárquico para o regime republicano, o que aconteceu no ano de 1891.

Dentre algumas determinações dessa constituição, estão: a instituição do voto para os maiores de 21 anos; a garantia do ensino primário obrigatório e a liberdade de culto.

A oportunidade de ensinar a base dos direitos e deveres dos brasileiros não deve ser desperdiçada pelo professor. Afinal, só quem tem consciência deles pode desempenhar verdadeiramente o seu papel na sociedade.

Dia do Livro Didático, 27 de fevereiro

O Dia do Livro Didático celebra um dos principais recursos educativos. Assim, o objetivo da data é frisar a importância dos livros didáticos, porque eles auxiliam o processo de ensino-aprendizagem. 

No Brasil, as escolas públicas recebem os livros didáticos através do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

A data traz a oportunidade de abordar a importância dos livros e do conhecimento adquirido através deles.

Leia também

Datas comemorativas escolares

Datas comemorativas para educação infantil