A Confraternização Universal ou Dia da Confraternização Universal é comemorado no dia 1º de janeiro de cada ano e é um feriado cívico.
O significado da celebração que dá as boas-vindas ao novo ano reflete o desejo de união entre os povos.
Origem do Dia da Confraternização Universal
Com a Lei Nº 108, de 29 de outubro de 1935, no governo do presidente Getúlio,Vargas, o primeiro dia do ano foi consagrado à comemoração da fraternidade universal e foi estabelecido como feriado nacional.
Embora muitas fontes divulguem que o Dia da Confraternização Universal tenha sido criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data não consta no seu calendário.
Dia Mundial da Paz
Com uma proposta bastante parecida, na mesma data é comemorado o Dia Mundial da Paz, a qual foi criada em 1967 pelo então Papa Paulo VI.
Apesar de ter sido estabelecida por um Papa, a celebração não é restrita aos católicos. Na altura da sua criação, o Papa Paulo VI declarou a importância do envolvimento de todas as pessoas, independentemente da sua religião e, assim, esse dia passou a ser comemorado em muitos países do mundo.
O tema da comemoração de cada ano é escolhido pelo papa vigente. Milhares de pessoas assistem todos os anos o seu discurso no dia 1 de janeiro, que é tradicionalmente conhecido como a “Mensagem do Papa”.