Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Santa Beatriz da Silva

Próximo 1 de Setembro de 2019 (Domingo)

O Dia de Santa Beatriz da Silva é celebrado em 1 de setembro, no entanto, também pode ser comemorado em 17 de agosto.

Beatriz da Silva nasceu em Ceuta, na época território português, em 1424 e faleceu em Toledo, em 1490. É considerada padroeira dos pobres.

Pertenceu diretamente à nobreza de Portugal. Desde criança teve educação franciscana e, por este motivo, despertou um grande interesse pela religião, em especial a figura de Nossa Senhora.

Beatriz da Silva era prima da rainha e dama de companhia de D. Isabel, esposa de D. João II de Castela. A rainha D.Isabel invejava muito a beleza e carisma de Beatriz, que era querida por todos. Desejando "acabar com a concorrência", Isabel decide matar sua prima por asfixia. Leva a jovem até a parte subterrânea do castelo e resolve enterrá-la viva num cofre.

Imagem de santa Beatriz

No entanto, quando pensava que fosse morrer, Beatriz rezou para Nossa Senhora pedindo o perdão de sua prima, Isabel. Foi neste momento que a Virgem Imaculada apareceu para a futura santa e lhe disse: "Minha filha, vês os hábitos que trago? Pois bem. No fim de três dias serás livre desta prisão e fundarás uma Ordem religiosa em louvor a minha Conceição Imaculada.”

Após 3 dias, Beatriz foi encontrada e sua prima ficou chocada ao ver que a jovem ainda estava viva. Após receber a mensagem de Nossa Senhora, Beatriz pediu permissão para abandonar a Corte e ir para o Mosteiro de São Domingos, em Toledo.

Depois de 30 anos no Mosteiro, Beatriz é chamada por Nossa Senhora a construir a Ordem dos Concepcionistas. Aos 67 anos, a santa recebe uma nova visita de Nossa Senhora, avisando que em breve iria para o Paraíso. E assim foi, em 9 de agosto de 1491, Beatriz da Silva se juntou a Deus no Seu Reino.

Mesmo tendo mais de 60 anos, quando estava prestes a morrer, as suas companheiras tiraram o véu que lhe cobria o rosto e viram que ela ainda permanecia com a mesma fisionomia de quando era jovem. Um verdadeiro milagre, de acordo com os presentes.

Oração a Santa Beatriz da Silva

"Lembrai-vos ó Santa Beatriz da Silva, das muitas angústias e tribulações pelas quais passastes nesta vida e intercedei por nós. Ó Santa Beatriz, virgem singularmente amada de Maria Imaculada, alcançai-nos a pureza da alma e do corpo, com a graça que ardentemente vos suplicamos. Amém."

Dia de Santa Beatriz da Silva
Dia de Santa Beatriz da Silva

Dia de Santa Beatriz da Silva nos próximos anos

01 de Setembro de 2020 (Terça)

01 de Setembro de 2021 (Quarta)

01 de Setembro de 2022 (Quinta)