Calendário 2017 Feriados 2017 Calendário 2018 Feriados 2018

Dia de Santa Maria Goretti

Próximo 6 de Julho de 2018 (Sexta-feira)

O Dia de Santa Maria Goretti é celebrado em 6 de julho.

Esta data é uma homenagem a santa considerada a protetora das vítimas de estupro e a padroeira da castidade, da pureza de coração e do perdão.

Santa Maria Goretti morreu com apenas 11 anos de idade, após ser violentamente atacada numa tentativa de estupro. Antes de morrer, no entanto, Goretti perdoou o seu agressor e disse "esperar encontrá-lo no Céu".

História de Santa Maria Goretti

Maria Goretti nasceu em Corinaldo, na Itália, em 16 de outubro de 1890. Pertencia a uma família muito pobre, mas que sempre foi temente à Deus. Eles viviam numa fazendo, dividindo a casa com um pai viúvo e seus filhos.

Entre os jovens estava Alessandro Serenelli, de 20 anos, e que sempre tentava assediar Maria Goretti, mas esta nunca cedia ao rapaz e pedia para que este respeitasse a sua castidade.

Certo dia, irritado com a resistência de Goretti, Alessandro tentou estuprar a menina, mas a jovem lutou com o rapaz e começou a rezar pedindo proteção. Vendo que não conseguiria satisfazer os seus desejos, Alessandro pegou uma faca e desferiu 11 golpes no corpo de Maria, que correu para salvar sua vida. Neste momento, o rapaz acertou mais 3 facadas na jovem, que caiu no chão.

O pai de Alessandro foi quem resgatou a menina e levou-a ao hospital, mas devido aos graves ferimentos a jovem não resistiu e morreu. No entanto, antes de falecer, Maria Goretti perdoou o seu agressor e disse que ainda esperava encontrá-lo no Paraíso ao seu lado.

Alessandro foi preso por seu crime e condenado a 30 anos de prisão. Muito arrependido, o rapaz entrou para a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, quando saiu da reclusão, vivendo a trabalhando durante o resto da sua vida no monastério.

Maria Goretti morreu com apenas 11 anos de idade, em 6 de julho de 1902. Os seus atos de firmeza e compaixão fizeram com que fosse canonizada em 1950, pelo Papa Pio XII. Na ocasião estavam presentes mais de 400 mil pessoas, entre elas Alessandro Serenelli.

Oração a Santa Maria Goretti

"Deus nosso Pai, Santa Maria Goretti foi capaz de perdoar àquele que lhe fez mal e que lhe tirou a vida. Dai-me a graça de saber perdoar, dai-me perdoar mais do que ser perdoado. Dai-me, também, pela intercessão de Santa Maria Goretti, pureza de coração e retidão de intenções. Perdoai, Senhor, meus pecados e recriai em mim um espírito novo. Amém.

Santa Maria Goretti, rogai por nós

Maria, Virgem digna de louvor, rogai por nós."

"Óh Santa Maria Goretti, que, reforçada pela graça de Deus, não hesitou, mesmo com a idade de 11 anos, em derramar teu sangue em sacrifício da própria vida para defender tua pureza virginal, olhai graciosamente para a infeliz raça humana, que se desvia muito longe do caminho da eterna salvação.
Ensinai-nos a todos, e especialmente à juventude, com coragem e presteza, que devíamos fugir, por amor a Jesus, de tudo o que possa ofender ou manchar as nossas almas com o pecado.

Obtenha para nós a partir de Nosso Senhor, vitória na tentação, conforto nas tristezas da vida, e a graça que fervorosamente imploro-te, (fazer seu pedido), e possamos desfrutar um dia da imperecível glória do Céu. Amém."

Dia de Santa Maria Goretti
Dia de Santa Maria Goretti

Dia de Santa Maria Goretti nos próximos anos

06 de Julho de 2019 (Sábado)

06 de Julho de 2020 (Segunda)

06 de Julho de 2021 (Terça)