Calendário 2018 Feriados 2018 Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de São Camilo

Próximo 14 de Julho de 2019 (Domingo)

O Dia de São Camilo é comemorado anualmente em 14 de julho.

Esta data é celebrada por toda a Igreja Católica, homenageando a figura de Camilo de Léllis, um religioso italiano conhecido por ser o fundador da Ordem dos Camilianos ou Ordem dos Ministros dos Enfermos.

Camilo de Léllis nasceu em 25 de maio de 1550, na cidade de Bucchianico, na Itália. Perdeu a mãe muito cedo e o pai, militar, faleceu na sua adolescência.

Camilo levou tornou-se militar e participou de várias batalhas e também atuou como enfermeiro. Ao voltar para a cidade natal, acabou viciado no jogo e precisou ser hospitalizado.

Camilo de Lelis

Ao ver o tratamento desumano que os doentes recebiam, inspirou.se para fundar uma Ordem religiosa que cuidasse exclusivamente do enfermos. Assim, em 1586, a Ordem dos Camilianos é aprovada e ajuda nas necessidades de uma grande cidade como Roma.

O dia 14 de julho foi escolhido para homenagear este santo por ser a data de sua morte, em 1614, em Roma, na Itália.

Atualmente, São Camilo é considerado o protetor dos hospitais e dos doentes.

Normalmente, durante esta data são feitos procissões e grupos de orações em homenagem a São Camilo, para que proteja os enfermos e profissionais que trabalham nos hospitais.

Ver também: Dia do Hospital.

Oração de São Camilo

“Ó Deus, que inspirastes a São Camilo de Léllis extraordinária caridade para com os enfermos, dai-me o vosso espírito de amor para que saiba suportar, com paciência os meus sofrimentos.

Por intermédio de São Camilo socorrei-me em minha doença, aliviai as minhas dores. Ó meu santo protetor, intercedei junto a Jesus Cristo que tanto amastes, para que, neste momento de dor, não me falte a força e a coragem de suportar a doença; fortalecei meu ânimo, para que, passando pelo sofrimento, me purifique de meus pecados e também possa ajudar meus irmãos mais necessitados. Amém”.

Dia de São Camilo
Dia de São Camilo

Dia de São Camilo nos próximos anos

14 de Julho de 2020 (Terça)

14 de Julho de 2021 (Quarta)

14 de Julho de 2022 (Quinta)