Calendário 2017 Feriados 2017 Calendário 2018 Feriados 2018

Dia do Alfaiate

Próximo 6 de Setembro de 2018 (Quinta-feira)

O Dia do Alfaiate é comemorado anualmente em 6 de setembro no Brasil.

A data homenageia uma das profissões mais antigas do mundo: a dos alfaiates, especialistas em criar, costurar ou reformar roupas artesanalmente.

Os alfaiates, ao contrário dos estilistas, são direcionados para a moda masculina, criando ternos, calças, paletós e outras peças exclusivas do vestuário masculino.

Os alfaiates costumavam trabalhar em lojas privadas próprias (ateliês), fazendo roupas artesanais ou remendos/consertos em outras vestes. No entanto, esta profissão está cada vez mais rara.

Atualmente, os alfaiates trabalham em lojas de departamento, fazendo consertos nas peças de roupa da loja. A tecnologia é uma grande inimiga desta profissão, colocando em risco de extinção a arte de fazer roupas manualmente.

Origem do Dia do Alfaiate

O Dia do Alfaiate é celebrado oficialmente em 6 de setembro nos estados brasileiros de Espírito Santo, a partir da Lei nº 1.385, de 24 de fevereiro de 1958; Santa Catarina, com a Lei nº 3.709, de 4 de agosto de 1965; e São Paulo, com a Lei nº 2.308, de 6 de outubro de 1953.

Mensagens para o Dia do Alfaiate

"O único homem que eu conheço que se comporta sensatamente é o meu alfaiate; ele toma minhas medidas novamente a cada vez que ele me vê. O resto continua com suas velhas medidas e espera que eu me encaixe nelas." (George Bernard Shaw).

"O alfaiate é a esperança daqueles que não tem medida encontrar a medida certa." (Desconhecido).

"Ser alfaiate é realizar pedaços em molduras e molduras em elegância."

Dia do Alfaiate
Dia do Alfaiate

Dia do Alfaiate nos próximos anos

06 de Setembro de 2019 (Sexta)

06 de Setembro de 2020 (Domingo)

06 de Setembro de 2021 (Segunda)