Calendário 2017 Feriados 2017

Dia Internacional da Dança

Próximo 29 de Abril de 2018 (Domingo)

O Dia Internacional da Dança é comemorado anualmente em 29 de abril.

Também conhecido como Dia Mundial da Dança, esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas (e antigas) que existem: a dança!

A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.

Ver também: Dia Nacional das Artes.

Origem do Dia Internacional da Dança

O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre, um mestre do balé francês.

Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português.

Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé. Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.

Atividades para o Dia Mundial da Dança

Escolas de dança e instituições culturais costumam promover workshops, palestras e demais atividades que colocam a dança como pauta principal dos debates artísticos.

Como era de se esperar, muitos espetáculos e apresentações de dança são comuns como forma de comemoração desta data.

Ver também: Dia Nacional do Samba.

Dia Internacional da Dança
Dia Internacional da Dança

Dia Internacional da Dança nos próximos anos

29 de Abril de 2019 (Segunda)

29 de Abril de 2020 (Quarta)

29 de Abril de 2021 (Quinta)