Calendário 2019 Feriados 2019 Calendário 2020 Feriados 2020

Aniversário da cidade de Natal

Próximo 25 de Dezembro de 2019 (Quarta-feira)

O aniversário da cidade de Natal é comemorado no dia 25 de dezembro.

Foi nessa data, no ano de 1599, que a capital do estado do Rio Grande do Norte recebia demarcação.

Por ter sido fundada no mesmo dia em que se comemora o nascimento de Cristo, o novo município foi batizado com o nome de Natal.

A cidade potiguar possui aproximadamente 167 km² de área territorial, sendo portanto a segunda capital brasileira com a menor extensão. Segundo dados do IBGE de 2018, Natal conta com uma população de 877 640 habitantes.

vista aérea da cidade de Natal
Vista aérea da cidade de Natal

História da cidade de Natal

Historicamente, a região onde hoje é a cidade de Natal era habitada pelo povo indígena da etnia Tapuia. Mais tarde, os índios tupis passaram a habitar o território e, posteriormente, no século XVI, quem dominava o lugar era um desses povos tupis, chamados de potiguaras.

dança dos tapuias
Dança dos Tapuias (séc XVII), de Albert Eckhout. Os tapuias foram os primeiros habitantes do Rio Grande do Norte

A origem da colonização do estado data de 1535, quando portugueses chegam à região com o intuito de marcar presença e intimidar os indígenas potiguaras e os piratas franceses, que também estavam naquelas terras a fim de traficar pau-brasil.

Mais tarde, em 25 de dezembro de 1597, outra expedição chega. Eles logo iniciam a construção de um forte, em 6 de janeiro de 1598, o Forte dos Reis Magos.

Aos arredores do forte formou-se um vilarejo, que à princípio foi chamado de "Cidade dos Reis". Depois, a própria população alterou o nome do povoado para "Cidade do Natal".

Após a expulsão dos franceses e o domínio do povo indígena que já vivia naquela terra, os portugueses fundam então a cidade.

Sabe-se que a data da fundação é 25 de dezembro de 1599. Entretanto, não há mais documentos históricos sobre o evento, pois esses foram destruídos pelos holandeses durante a invasão desse povo, que perdurou de 1633 até 1654.

Vale lembrar que, ainda hoje, o povo indígena da região sofre perseguição e tem suas terras tomadas por fazendeiros, sendo alvo de ataques e assassinatos.

Veja também sobre outra comemoração, o Dia de Reis.

Comemorações do aniversário de Natal

As comemorações de aniversário da cidade, geralmente, são feitas com muita decoração natalina.

Já é tradição da capital montar uma enorme árvore de natal iluminada no bairro de Mirassol, o que atrai toda a população da região e os turistas.

árvore de natal em Natal
A árvore de natal montada no bairro de Mirassol é uma das maiores do Brasil

Além disso, as comemorações contam com apresentações e shows de artistas locais.

Essa é uma ótima ocasião para visitar Natal e aproveitar a programação cultural, além, é claro, das praias e da natureza exuberante.

Não pare por aqui! Temos certeza que você vai gostar deste texto: Natal.

Aniversário da cidade de Natal
Aniversário da cidade de Natal

Aniversário da cidade de Natal nos próximos anos

25 de Dezembro de 2020 (Sexta)

25 de Dezembro de 2021 (Sábado)

25 de Dezembro de 2022 (Domingo)