Calendário 2019 Feriados 2019

Dia de Iemanjá

Próximo 2 de Fevereiro de 2020 (Domingo)

O Dia de Iemanjá é comemorado em 2 de fevereiro.

Iemanjá, também conhecida como "Rainha do Mar" é um orixá africano feminino, e faz parte da religião do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras.

É considerada padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros.

Igualmente, protetora dos lares, das crianças, gestantes e invocada na hora do parto e por todos que desejam ser felizes no casamento.

O Dia de Iemanjá é a maior festa em honra a este orixá, quando milhares de pessoas se vestem de branco e vão às praias depositar oferendas, como espelhos, joias, comidas, perfumes e outros objetos.

Dia de Iemanjá

Origem do Dia de Iemanjá

O Dia de Iemanjá coincide com a festa da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo da Igreja Católica que também é venerada com os títulos de Nossa Senhora da Luz, da Candelária, das Candeias, entre outros.

Atualmente, a data conta com devotos do candomblé e da umbanda, em sua maioria.

Em 2 de fevereiro também é celebrado o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, outro título com o qual é venerada a Virgem Maria.

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina ainda existe o sincretismo entre Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes (por isso que algumas imagens de Iemanjá são representadas por uma mulher branca, uma referência a santa católica). Já no Rio de Janeiro Iemanjá é sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, dentre outras denominações.

História de Iemanjá

Iemanjá é também conhecida por Yemanjá, Iyemanjá, Yemaya, Yemoja ou Iemoja. O nome Iemanjá é derivado da expressão Iorubá, "yeye ma ajá" que quer dizer "mãe cujos filhos são peixes".

Iemanjá era a orixá de uma nação iorubá, os Egba, que viviam inicialmente em um local no sudoeste da Nigéria, entre Ifé e Ibadan, onde há um rio chamado Yemanjá.

No século XIX, por causa das guerras entre povos iorubás, os Egba foram obrigados a se afastar do rio Iemanjá e passaram a viver em Abeokuta. No entanto, continuaram cultuando a divindade, que segundo a tradição, passou a viver em um novo rio, o Ògùn.

Dia de Iemanjá na Umbanda

No Brasil, o Dia de Iemanjá pode ser comemorado em dias diferentes dependo do estado. Embora o principal seja o dia 2 de fevereiro, em São Paulo a comemoração é no dia 8 de dezembro pelos umbandistas.

No Rio de Janeiro, Iemanjá é muito celebrada no dia de Ano Novo, com vários rituais de Passagem de Ano.

Dia de Iemanjá
Dia de Iemanjá

Dia de Iemanjá nos próximos anos

02 de Fevereiro de 2021 (Terça)

02 de Fevereiro de 2022 (Quarta)

02 de Fevereiro de 2023 (Quinta)