Calendário 2021 Feriados 2021 Calendário 2022 Feriados 2022

Dia da Independência do Brasil - 7 de Setembro

Feriado

Próximo 7 de Setembro de 2022 (Quarta-feira)

O Dia da Independência do Brasil celebra a data em que o Brasil se tornou independente de Portugal, o que aconteceu em 7 de setembro de 1822.

Popularmente conhecido como o 7 de setembro, é um feriado nacional, também chamado de Dia da Pátria.

Nessa data, os brasileiros comemoram a ocasião em que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil gritando "independência ou morte", ato que ficou conhecido como o Grito da Independência ou Grito do Ipiranga, porque foi dado às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo.

Antes do grito, Dom Pedro ordenou aos soldados que o acompanhavam que tirassem os símbolos portugueses que levavam nos uniformes. A partir desse momento, simbolicamente, o Brasil se tornava independente.

sete de setembro

Processo de Independência do Brasil: resumo da história

Com as invasões napoleônicas na Europa, a família Real Portuguesa decidiu que seria mais seguro se mudar para o Brasil. Assim, em 1808, a Corte Real desembarcou em terras brasileiras.

Com o intuito de derrotar a Inglaterra, Napoleão Bonaparte havia decretado o Bloqueio Continental, fazendo com que a Europa fechasse os portos para os ingleses. Mas, quando chegou ao Brasil, a família real, na pessoa de Dom João, abriu os portos ao comércio inglês e, assim, acabou com o monopólio do comércio português no Brasil.

Em 1815, o Brasil foi elevado a Reino Unido de Portugal e Algarves e deixava de ser colônia de Portugal, porém, existiam diversas divergências entre os portugueses e brasileiros que, entre outras coisas, lutava por autonomia territorial.

Em 1821, Dom João regressou com a família real para Portugal, mas deixou seu filho, Dom Pedro, após nomeá-lo príncipe regente.

Em janeiro de 1822, quando a Corte Portuguesa enviou ordens para Dom Pedro também regressar a Portugal, muitos brasileiros pediram que Dom Pedro ficasse no Brasil e ele decidiu ficar. A sua decisão de permanecer no Brasil foi comunicada no dia 9 de janeiro de 1822, data em que é comemorado o Dia do Fico.

No final de agosto de 1822, Dom Pedro recebeu notícias da corte, as quais incluíam a decisão de diminuir os seus poderes no território brasileiro. Com essa notícia, Dom Pedro decidiu romper os laços de união política com Portugal.

No regresso Rio de Janeiro - depois de ter ido a São Paulo para apaziguar uma rebelião contra José Bonifácio. Dom Pedro proclamou a independência do Brasil às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, gritando "independência ou morte".

Logo após a Independência, o Brasil continuou a ser uma monarquia, forma de governo onde os poderes são exercidos por um rei ou Imperador. No dia 1 de dezembro de 1822, Dom Pedro foi coroado imperador do Brasil, recebendo o título de Dom Pedro I.

A primeira nação que reconheceu a independência do Brasil foi os Estados Unidos. Portugal apenas admitiu a independência em 1825, após o pagamento de uma indenização de aproximadamente 2 milhões de libras.

Comemorações do dia 7 de setembro

O dia 07 de setembro comemora um marco na história do nosso país e, por isso, é um feriado nacional, conforme as leis nº 662, de 6 de abril de 1949, e nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.

O intuito da comemoração é manter na memória do povo a importância deste fato. Atualmente, na data da Independência do Brasil, as escolas promovem desfiles pelas ruas da cidade, enquanto os alunos cantam os hinos da Independência e do Brasil.

As forças militares brasileiras – marinha, exército e aeronáutica – também fazem apresentações especiais ao público como forma de homenagem.

O desfile mais solene acontece em Brasília, onde participa o presidente da República e seus convidados.

Hino da Independência do Brasil

Letra: Evaristo da Veiga
Música: D. Pedro I

Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Leia também: Proclamação da República

Dia da Independência do Brasil - 7 de Setembro
Dia da Independência do Brasil - 7 de Setembro

Dia da Independência do Brasil - 7 de Setembro nos próximos anos

07 de Setembro de 2023 (Quinta)

07 de Setembro de 2024 (Sábado)

07 de Setembro de 2025 (Domingo)

Quantos dias faltam?

Selecione o evento: