Calendário 2017 Feriados 2017 Calendário 2018 Feriados 2018

Dia de Reis

Próximo 6 de Janeiro de 2018 (Sábado)

O Dia de Reis é comemorado anualmente em 6 de janeiro.

Também conhecido como Dia dos Reis Magos, esta data é celebrada principalmente pelos cristãos. De acordo com a lenda, teria sido nesta data que o menino Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três supostos reis magos que lhe trouxeram presentes simbólicos.

Em alguns países da Europa, como Portugal e Espanha, existem algumas tradições para essa data, como deixar sapatos na janela com capim dentro, e no dia seguinte as crianças encontrariam doces no lugar da grama, simbolizando os presentes que os reis levaram para Jesus.

Em Portugal, o Bolo de Reis e muitos outros doces também são feitos especialmente para esta ocasião.

Dia de Reis no Brasil

No Brasil, as festividades para o Dia de Reis também são bastante fortes em algumas regiões do país, devido a influência da cultura portuguesa e espanhola existente nessas localidades.

Tradicionalmente, também é no Dia de Reis que se encerram as celebrações do Natal, retirando-se os enfeites natalinos, desarrumando a Árvore e o Presépio.

Ver também: Natal.

Oração aos Reis Magos

“Ó amabilíssimos Santos Reis, Baltazar, Melquior e Gaspar! Fostes vós avisados pelos Anjos do Senhor sobre a vinda ao mundo de Jesus, o salvador, e guiados até o presépio de Belém de Judá, pela divina estrela do céu.

Ó amáveis Santos Reis, fostes vós os primeiros a terem a ventura de adorar, amar e beijar a Jesus menino, e oferecer-lhe a vossa devoção e fé, incenso, ouro e mirra. Queremos, em nossa fraqueza, imitar-vos, seguindo a estrela da verdade.

E descobrindo a menino Jesus, para adorá-lo. Não podemos oferecer-lhe ouro, incenso e mirra, como fizestes. Mas queremos oferecer-lhe o nosso coração contrito e cheio de fé católica. Queremos oferecer-lhe a nossa vida, buscando vivermos unidos à sua Igreja. Esperamos alcançar de vós a intercessão para receber de Deus a graça que tanto necessitamos.

(Fazer o pedido em silêncio).

Esperamos, igualmente, alcançarmos a graça de sermos verdadeiros cristãos. Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos.

Derramai vossas bênçãos sobre nossas humildes famílias, colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José. Nosso senhor Jesus Cristo, o menino do presépio, seja sempre adorado e seguido por todos. Amém!”

Origem do Dia de Reis

De acordo com relatos bíblicos, o Dia de Reis surgiu quando os três Reis Magos - Belchior, Gaspar e Baltazar - foram até o local onde Jesus nasceu para levar presentes (incenso, ouro e mirra).

Ainda segundo a bíblia, os três Reis teriam encontrado Jesus Cristo graças a uma forte estrela que brilhava durante a noite e uma coluna de fogo que indicava o caminho durante o dia.

Apenas no século VIII, a Igreja Católica reconheceu e converteu os três Reis Magos em santos católicos.

Dia de Reis
Dia de Reis

Dia de Reis nos próximos anos

06 de Janeiro de 2019 (Domingo)

06 de Janeiro de 2020 (Segunda)

06 de Janeiro de 2021 (Quarta)